Maternidade da Rocinha: um ano de referência em partos humanizados

maternidade-da-rocinha3A-um-ano-de-referencia-em-partos-humanizados

A Maternidade da Rocinha completou um ano de funcionamento, se tornando uma referência em partos humanizados. Com mais de 70% dos partos realizados de forma natural, a unidade de saúde localizada em São Conrado destaca-se em meio à realidade nacional, onde aproximadamente 60% dos partos em 2024 foram cesarianas, um índice bem acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estrategicamente localizada em uma região com mais de 72 mil habitantes, a maternidade atendeu mais de 5.200 pessoas em seu primeiro ano de funcionamento. Além dos partos, foram realizadas mais de 630 laqueaduras e 2.600 exames, incluindo testes rápidos de gravidez, hemogramas e cardiotocografias. A unidade também oferece serviços de cartório, garantindo a emissão da certidão de nascimento dos recém-nascidos no local.

A infraestrutura da Maternidade da Rocinha conta com uma sala PPP (pré-parto, parto e puerpério), sala de recuperação pós-anestésica, sala de observação clínica, quatro leitos obstétricos e um centro cirúrgico. Com uma equipe de 206 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e nutricionistas, a unidade funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, para garantir um atendimento de qualidade.

Um dos destaques da maternidade é o ambiente acolhedor e humanizado, que valoriza a experiência da mulher durante o parto e os cuidados com o bebê. A moradora da Rocinha, Luene de Almeida, compartilhou sua experiência positiva ao dar à luz na unidade, destacando o apoio das enfermeiras, a presença do marido durante todo o processo e a estrutura oferecida, com banheira, banqueta, música e iluminação tranquila.

A Maternidade da Rocinha está em processo de obtenção do selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o sucesso do aleitamento materno. Com um cuidado centrado na empatia e acolhimento, a unidade busca garantir uma jornada positiva para as mães e bebês atendidos. Amanda Barreiros, diretora da maternidade, destaca o compromisso com o cuidado humanizado em todas as etapas do processo de parto e pós-parto na unidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp