Maternidade realiza palestra em prol do Novembro Azul

Câncer de próstata atinge principalmente homens com mais de 50 anos

O combate ao câncer de próstata e a conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precore é o lema da campanha mundial Novembro Azul, que teve início na Austrália, em 1999, e atualmente conta com ações em todo mundo. Ontem (27), foi vez da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) promover uma palestra em prol da causa com o objetivo de esclarecer sobre o assunto aos seus colaboradores. O radialista e publicitário Donizete Santos, que enfrentou a doença e passou por uma cirurgia para a retirada da glândula em 2009, foi o responsável por abordar o assunto.

“Temos a tendência de falar sobre o câncer na terceira pessoa, contamos histórias de pessoas que passaram por isso, mas nunca pensamos que pode acontecer com nós mesmos. Acreditem, acontece. Por isso, é preciso se prevenir, e isso pode ser feito se conhecendo, para perceber quando algo errado está acontecendo, e realizando exames de PSA e de toque”, orientou Donizete. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, registrando um óbito a cada 40 minutos mas, segundo o palestrante, se for dado a ele a devida importância, não é uma sentença de morte. “No meu caso, descobri antes mesmo de ter qualquer sintoma, aos 52 anos, por meio de um exame, e resolvi surpreender o câncer com uma cirurgia antes que ele me surpreendesse. Se houver tratamento a chance dele ser revertido é muito grande”, conta.

Os sintomas mais comuns deste tipo de câncer são vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores. Porém, esses sinais costumam se manifestar apenas em uma fase mais avançada da doença, motivo pelo qual é tão importante que sejam feitos exames de prevenção rotineiramente. E no caso do diagnóstico, segundo o publicitário, “é essencial procurar por assistência especializada de qualidade rapidamente, ter fé e contar o apoio da família, que te dão força para seguir em frente”, afirma.

Doença – O câncer de próstata atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Fonte: divulgação

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp