Mateus Aleluia anuncia ‘Baía profunda’
Mateus Aleluia se apresentou no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador (BA), para anunciar o projeto ‘Baía profunda’. Aos 83 anos, o cantor e compositor, integrante mais conhecido da formação clássica do grupo baiano Os Tincoãs, foi saudado como uma entidade na solenidade que apresentou oficialmente o projeto cultural Baía profunda no Espaço Cultural da Barroquinha. Nascido no Vale do Paraguaçu, no município de Cachoeira (BA), Mateus Aleluia é conhecido como Seu Mateus e há mais de 20 anos acalentava o projeto de Baía profunda, desde que retornou de Angola em 2003.
Baía profunda não se trata da Bahia com H, a Bahia de Dodô e Osmar (citados na letra da sua música), mas da Baía de Todos os Santos, acidente geográfico cujas águas profundas margeiam 13 municípios e 56 ilhas. Na visão inclusiva do artista, a Baía de Todos os Santos abarca e banha as culturas dos povos da Bahia, da África e da Europa. A tradução musical desse entendimento amplo e convergente será apresentada na Concha Acústica do Teatro Castro Alves no espetáculo Baía profunda, onde Mateus Aleluia dividirá o palco com a Orquestra Afro-sinfônica sob a regência do maestro Ubiratan Marques.
Durante a abertura do projeto, o grupo Ofá, representado por quatro ritmistas liderados pelo percussionista e cantor Iuri Passos, e a vocalista Luciana Baraúna fizeram ressoar os tambores ao apresentar ijexás e temas afro-brasileiros. Em seguida, Glicéria Tupinambá, ativista e líder indígena do povo Tupinambá, entoou cânticos dos rituais indígenas da sua tribo. O evento ainda contou com discursos de líderes políticos e religiosos, seguido por um miniconcerto na área externa do Espaço Cultural da Barroquinha liderado pelo maestro Fred Dantas, que regeu um encontro de filarmônicas.
Ao encerrar o programa, foi lembrado o dobrado Airosa passeata, tema de 1988 composto por Manoel Tranquilino Bastos, nascido em Cachoeira (BA), conterrâneo de Mateus Aleluia. A baía e a Bahia de Mateus Aleluia carregam profunda ancestralidade e múltiplos significados. O colunista de DE viajou a Salvador (BA) a convite da produção do evento Baía profunda.
Mateus Aleluia, idealizador do projeto que se encerrou em 8 de novembro, se destaca como o protagonista e criador do evento multimídia que abarca shows e debates. Com a orquestra Afro-sinfônica ao seu lado, o artista encerrou o projeto com um show emocionante no Espaço Cultural da Barroquinha, marcando mais uma etapa deste evento grandioso e culturalmente significativo. Mateus Aleluia é um ícone da música brasileira e sua contribuição para a arte e cultura é imensurável.




