Matrícula de novos estudantes no ensino médio da rede estadual do Pará vai até
sexta-feira, 3
Confira todas as informações sobre a matrícula e o calendário completo para
alunos novos na rede de ensino. Prazo de confirmação vai até dia 11 de janeiro
de 2025.
1 de 1 Escola estadual no Pará — Foto: Reprodução / Seduc-PA
Estão abertas até sexta-feira (3) as matrículas para estudantes novos no ensino
médio e EJA Médio 1º e 2º Ciclos da rede estadual de ensino no Pará.
As matrículas são para alunos novos (saiba mais) e devem ser feitas no Portal
Matrículas 2025 pelo responsável e/ou estudante maior de idade: https://matriculas.pa.gov.br [https://matriculas.pa.gov.br].
No site, é possível encontrar:
* Calendário das atividades do processo de matrículas 2025
* Acesso à Plataforma de Matrículas [https://matriculas.pa.gov.br/]
* Cadastro do estudante
O prazo para a confirmação da matrícula na escola é entre os dias 8 e 11 de
janeiro de 2025.
ORIENTAÇÕES
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estudantes que já
tiveram a matrícula realizada pela escola de origem devem comparecer à unidade
de destino, preferencialmente, em até 72 horas, para entrega de documentação e
confirmação da matrícula.
Após a efetivação da matrícula, é possível consultar a situação em que se
encontra o processo referente à matrícula, na plataforma [https://matriculas.pa.gov.br/] pelo campo “Cadastro”. Na tela, será exibida a
escola na qual o aluno está matriculado, com a informação da série e turno.
Em caso de discordância na matrícula efetivada, no período informado no
calendário, é possível acessar na plataforma gov.br [http://gov.br] o botão
“Solicitar Transferência”, e realizar a nova matrícula; em até 72 horas, é
necessário comparecer à escola para confirmação da matrícula, portando a
documentação.
Estudantes da rede pública que não forem matriculados, por meio da formalização
de acordo de vagas, poderá ter sua matrícula realizada no período destinado à
matrícula de alunos novos, conforme indicado no calendário de matrícula.
CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA
O responsável ou aluno maior de idade deve apresentar a seguinte documentação
para a confirmação de matrícula:
1. ressalva original ou do Histórico Escolar Original, contendo o código do
INEP do(a) aluno(a), quando houver;
2. original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade;
3. original e cópia do CPF;
4. original e cópia com data recente do comprovante de residência (água, luz,
telefone fixo ou móvel);
5. 2 (duas) fotos 3×4, recentes e iguais;
6. original e cópia da Carteira de Vacinação (crianças); Carteira de Vacina da
Juventude; Cartão de Vacina (adulto);
7. cadastro único/CadÚnico – somente a cópia da folha da frente (folha resumo)
ALUNOS NOVOS
Estudantes da rede privada, federal, de outra Unidade Federativa e desistentes
da rede estadual, de anos anteriores a 2024 são considerados alunos novos.
Neste caso, é preciso acessar o Portal de Matrículas, realizar o cadastro e,
após, acessar a matrícula conforme períodos discriminados a seguir:
* 23 a 24/12/2024, alunos novos Pessoas com Deficiências – PCDs
* 26 a 28/12/2024, alunos do Ensino Fundamental I/9 anos e EJA Fundamental 1º e
2º Ciclos (antiga EJA Fundamental 1ª e 2ª Etapas)
* 29 a 31/12/2024, alunos do Ensino Fundamental II/9 anos e EJA Fundamental 1º
e 2º Ciclos (antiga EJA Fundamental 1ª e 2ª Etapas)
* 02 e 03/01/2025, alunos do Ensino Médio e EJA Médio 1º e 2º Ciclos (antiga
EJA Médio 1ª e 2ª Etapas)
* 04 a 07/01/2025, Alunos retardatários (que não realizaram matrícula nos
períodos anteriores).