Trindade abre matrículas na Rede Municipal na quarta-feira, 23

Matrículas na Rede Municipal de Trindade iniciam dia 23 para alunos novos

As matrículas de novos alunos das escolas municipais de Trindade para o ano letivo de 2023 terão início na quarta-feira, 23, seguindo até dia 11 de dezembro próximo, exclusivamente pela internet. A matrícula dos atuais alunos começou a ser renovada no dia 10, seguindo até 30 de novembro, nas próprias escolas onde eles já estudam.

No próximo ano, a Rede Municipal de Ensino de Trindade vai ter mais de 14 mil alunos matriculados em cursos classificados como creche, pré-escolar, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Os pais de alunos ou os estudantes novatos devem acessar o endereço http://www.matriculamunicipal.go.gov.br/ que é disponibilizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Estadual de Educação. No endereço, está o Manual de Matrícula Informatizada da Rede Municipal de Trindade, com o passo a passo para solicitar a matrícula através de um formulário.

Para cadastrar a solicitação de vaga, antes é preciso escolher o município de Trindade, depois preencher o formulário com os dados pessoais do aluno, contatos familiares, curso, série e turno, conforme os critérios exigidos, tais como idade mínima, em cada caso (discriminados no manual). O passo seguinte é indicar (selecionar) três opções de escolas aptas para o curso, a série e o turno desejado pelo aluno.

Depois, é preciso finalizar e imprimir o comprovante de solicitação de matrícula. Este comprovante contém o número da solicitação da matrícula que será utilizado entre 19 e 23 de dezembro para conferir no site em qual unidade o aluno foi alocado, e depois apresentado nas escolas, neste mesmo período, para a finalização da matrícula.

No momento final, o aluno deve comparecer na escola indicada no site com todos os documentos listados no manual, sendo um grupo de documentos para alunos de creches, pré-escolas e Ensino Fundamental e outro para estudantes do EJA.

Dois novos Cmeis serão inaugurados em 2023 pelo prefeito Marden Júnior prevê o secretário de Educação, Sérgio Sanches. Eles vão ofertar vagas para alunos novos, mas não na totalidade de suas capacidades porque inicialmente estas unidades vão abrigar, temporariamente, crianças de Cmeis que estarão em reforma.

Segundo a coordenadora de Matrículas da Secretaria de Educação de Trindade, Rosângela Silva e Souza o pedido de transferência de unidade dos alunos veteranos vai do dia 23 de novembro até 11 de dezembro.

Opções de escola

A coordenação de Matrícula fará o possível para alocar o aluno na primeira opção de escola indicada na solicitação de vaga. Entretanto, se a demanda para esta unidade for maior que a capacidade de atendimento, o estudante poderá ser alocado em outras instituições de ensino, conforme a 2ª e 3ª opção.

Caso tenha sido informada apenas uma opção, e ela estiver com déficit de vagas, o estudante poderá ser alocado em uma instituição de ensino próxima à 1ª opção.

Em caso de dúvidas, o endereço de e-mail é [email protected] e o telefone 62 3506-7089.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp