Press "Enter" to skip to content

Mattel poderá enfrentar batalha judicial pelos direitos de imagem de Frida Kahlo

A empresa Mattel, responsável por lançar a linha de bonecas barbies ‘Mulheres Inspiradoras’, com intuito de homenagear mulheres marcantes, poderá enfrentar uma batalha judicial pelos direitos de imagem sobre Frida Kahlo, a pintora mexicana é uma das homenageadas pela empresa, porém a sobrinha-neta da artista, Mara Romeo, disse que é a beneficiária dos direitos de imagem da pintora. Mas a empresa pode ter recebido a autorização da fabricação da boneca de outro membro da família.

Em seu twitter, Mara afirma que a empresa norte-americana não tem a devida autorização para utilizar a imagem de Frida Kahlo.  “Confiamos que, se a Mattel foi vítima de um engano e/ou sua atuação indevida deriva do prévio desconhecimento sobre a titularidade dos direitos mencionados, regularizará imediatamente esta situação”, afirmou. Do contrário, ela tomará as “medidas para salvaguardar os direitos de propriedade intelectual”.

A Mattel se pronunciou em nota, dizendo que a barbie visa honrar o enorme legado e história de Frida e que obteve a respectiva permissão e trabalhou ativamente em parceria com a Frida Kahlo Corporation, que é a titular de todos os direitos relacionados à artista, para criar a boneca. Outra pessoa que discordou da criação da boneca foi a atriz Salma Hayek, que interpretou a pintora no filme “Frida”.

Foto: Reprodução Web