Mauri Fonseca, nadador brasileiro nas Olimpíadas de 1964 e campeão nacional, faleceu aos 84 anos no Rio Grande do Sul.
O atleta foi o primeiro campeão do Troféu Brasil de Natação nos 100m borboleta, na década de 1960, e após sua aposentadoria, atuou como treinador, dirigente e empresário.
Ex-nadadores recordaram sua participação nas Olimpíadas de Tóquio, Montreal e Moscou. A trajetória de Mauri Fonseca foi marcada por grandes conquistas e seu legado no esporte brasileiro é inegável.
O falecimento ocorreu nesta sexta-feira (9) em Porto Alegre, cidade onde o ex-nadador era muito querido. Mauri Fonseca disputou os Jogos Olímpicos de 1964 representando o Brasil nas provas dos 100 metros nado livre e revezamento 4×100 metros medley.
O velório aconteceu na Capela 4 do Crematório Metropolitano, com uma cerimônia de despedida emocionante, reunindo familiares, amigos e admiradores de seu trabalho.
Além de suas conquistas nas piscinas, Mauri Fonseca fundou uma das primeiras escolas particulares de natação na América do Sul, a Mauri Fonseca Escola de Natação, no Grêmio Náutico União (GNU), clube esportivo tradicional do Rio Grande do Sul.
Em nota oficial, o Grêmio Náutico União expressou gratidão a Fonseca “por toda a contribuição, dedicação e legado deixados”, ressaltando a importância do seu trabalho para o desenvolvimento da natação no estado.
A representação do Brasil por Mauri Fonseca nas Olimpíadas de Tóquio em 1964 é lembrada com carinho por todos aqueles que acompanharam sua carreira e se inspiraram em sua determinação e talento. Seu legado permanecerá vivo na memória dos amantes da natação e do esporte em geral.




