Maurílio tem lesão renal e passa por hemodiálise na UTI, diz hospital

O boletim mais recente sobre o estado de saúde do cantor Maurílio, da dupla com Luiza, afirma que o cantor permanece em estado grave, mas que houve melhora em relação ao dia anterior. A equipe médica encontrou lesão nos rins, que indicou necessidade de hemodiálise.

O hospital divulgou o comunicado na noite desta quinta-feira (16). Maurílio está internado desde quarta-feira (15), com tromboembolismo pulmonar. Ele se sentiu mal enquanto participava da gravação do DVD da dupla Zé Felipe e Miguel.

Conforme explicou o boletim médico, as lesões renais, possivelmente, são consequência do tromboembolismo pulmonar e das paradas cardíacas que o cantor sofreu. A hemodiálise estava prevista para começar na noite desta quinta-feira.

 

Procedimento comum

 

Ainda de acordo com a nota, a hemodiálise já vinha sendo analisada pela equipe por se tratar de “algo comum e transitório em casos similares”. Os médicos realizaram ultrassom nos membros inferiores e identificou trombos no sistema venoso da perna direita que, segundo o boletim médico, também é algo esperado em pacientes nesta situação.

 

Entenda a doença de Maurílio

 

O tromboembolismo pulmonar é como um infarto no pulmão. A doença é provocada por um coágulo que acontece em alguma parte do corpo e chega até o órgão, interrompendo a passagem de sangue.

Os sinais são: cansaço, falta de ar, intolerância a exercício físico, dores ou pontadas na região torácica de forma súbita e parada cardíaca. A doença é aguda, grave e pode levar à morte súbita.

Dessa forma, o tratamento é com anticoagulantes. No entanto, eles sozinhos não costumam ser suficientes nos casos graves que levam à parada cardíaca. Nestes casos, os médicos usam outros medicamentos para tentar controlar o problema.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp