Maximira Alves, TomChris e Pádua se apresentam no Chorinho, na sexta

Nesta sexta-feira (06), os cantores TomChris, Maximira Alves e Pádua irão se apresentar no Centro de Memória e Referência Grande Hotel da Avenida Goiás, esquina com a Rua 3, no Centro de Goiânia. Os shows fazem parte do Chorinho do Projeto Grande Hotel Vive o Choro. A realização é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O primeiro show da noite, às 19h, é de Maximira Alves. Ela abre a noite ao som de seu cavaquinho. Atualmente, ela é considerada uma das musicistas mais atuantes no Choro em Goiânia.

Em seguida, TomChris apresenta músicas de seu mais novo CD, Do Fundo da Alma. O cantor também irá trazer para a noite, clássicos da música popular brasileira e regional.

E Pádua encerra a festa com seu show “Molho Pardo”. O músico vem percorrendo o estado de Goiás com esse espetáculo que além de músicas do novo CD, traz também um apanhado de trabalhos anteriores.

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Sua popularização ocorreu no começo do século XX. Nomes como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha estão no topo da história do choro.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos