Maxwell Vieira é aprovado como Conselheiro do TCE-SP com ampla aceitação política

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o advogado e mestre em Políticas Públicas, Maxwell Borges de Moura Vieira, para ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), após indicação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A posse do novo conselheiro aconteceu nesta quinta-feira, com um total de 88 votos favoráveis entre os 94 deputados estaduais, inclusive da bancada do Partido dos Trabalhadores.

Maxwell Borges de Moura Vieira, que possui formação em direito e mestrado em gestão e políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), tem uma trajetória de 15 anos de atuação no setor público. Antes de sua nomeação para o TCE-SP, ele passou por órgãos como Detran-SP, Secretaria de Planejamento, Telebras e Ministério do Desenvolvimento Regional durante o governo de Jair Bolsonaro. O novo conselheiro, natural do Piauí, chegou a São Paulo em 2008 e atuou em diversas áreas do governo paulista.

Durante a sabatina na Alesp, Maxwell Borges de Moura Vieira destacou que sua atuação como conselheiro do TCE-SP será guiada por quatro pilares: função pedagógica, equidade, celeridade processual e integração com o Legislativo. Ele também ressaltou a importância da modernização tecnológica do tribunal, propondo a expansão do uso de ferramentas de automação e inteligência artificial para lidar com a grande demanda de processos e garantir respostas ágeis e eficazes aos gestores públicos.

Ao ser aprovado com 88 votos pela Alesp, Maxwell Borges de Moura Vieira conquistou o apoio de todas as bancadas partidárias, revelando um amplo respaldo político que inclui até mesmo partidos de oposição ao governo atual, como o PT. A indicação endossada pelo ministro do STF, André Mendonça, teve um peso significativo na decisão dos parlamentares, destacando a influência e a rede de colaboradores que contribuíram para a nomeação do novo conselheiro.

Com a posse no TCE-SP, Maxwell Vieira expressou sua gratidão pela recepção e destacou a responsabilidade e compromisso de atuar com seriedade, transparência e imparcialidade para contribuir com o controle, orientação e transformação na gestão pública. Sua nomeação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo representa um novo capítulo em sua trajetória profissional, marcado pelo reconhecimento de sua competência e dedicação ao serviço público.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp