Press "Enter" to skip to content

MBL pretende virar partido e lançar Danilo Gentili à Presidência

Última atualização 19/01/2023 | 15:44

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) anunciou que pretende tornar o Movimento Brasil Livre (MBL) em um partido político e lançar o humorista Danilo Gentili como candidato à presidência da República em 2026.

“A gente tem defendido e vamos construir para 2026 a candidatura do Danilo Gentili e ele vai disputar”, declarou o fundador do MBL.

Kataguiri explicou durante a participação no podcast “Flow”, que vai dar início ao processo para transformar o Movimento Brasil Livre em uma sigla partidária. No entanto, a ideia é colher assinaturas, que são obrigatórias, inclusive em shows de Gentili.

Um dos entrevistadores do podcast, o Igor 3K, questionou se caso Gentili disputar o cargo e sair vencendo nas urnas em 2026, o país se tornaria uma Ucrânia, já que o mandatário do país europeu, Volodymyr Zelensky, é humorista, então Kim destacou que o ex presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, também saiu das telinhas para se tornar chefe da Casa Branca em 1981.

Sobre o MBL

O MBL, é um movimento liderado por Kim Kataguiri criado em 2014, ganhou projeção durante as manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em seguida, diversos nomes ligados a este grupo disputaram cargos públicos e se elegeram.

Em 2018, o movimento endossou a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) contra Fernando Haddad (PT) no segundo turno pregando o “voto útil” no político de extrema direita.

No entanto, no começo do antigo governo, Kataguiri e outros integrantes do movimento abandonaram Bolsonaro.