MC é preso em Fortaleza por apologia ao crime em músicas e redes sociais

WhatsApp-Image-2025-07-24-at-13.26.08

Um cantor de funk de 21 anos foi preso na tarde da última quarta-feira, 23, no bairro Messejana, em Fortaleza. Ele é suspeito de integrar uma organização criminosa e utilizar suas músicas e perfis em redes sociais para fazer apologia ao crime.

Segundo a Polícia Civil do Ceará, o jovem publicava vídeos com letras de “funk proibidão” que exaltavam diretamente ações de uma facção com atuação nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Mato Grosso. O conteúdo das músicas incitava a violência, desafiava decisões judiciais e promovia criminosos.

A prisão preventiva foi determinada pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. O nome do artista não foi divulgado. De acordo com as investigações, os vídeos postados nas redes sociais alcançavam cerca de 100 mil visualizações cada e eram usados para atrair o público jovem. Nas publicações, o MC ostentava joias, armas e usava sua influência digital — com mais de 10 mil seguidores — para divulgar o conteúdo.

Além da suspeita de integrar uma organização criminosa, ele já responde a processos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A prisão foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Norte (Draco Norte), com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ambas ligadas ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos celulares e joias, que agora serão periciados para aprofundar as investigações. O suspeito foi levado para a sede da Draco, onde permanece detido à disposição da Justiça.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp