Press "Enter" to skip to content

“Me sinto muito próximo de Deus aqui”, diz Caiado durante missa

Última atualização 13/10/2023 | 09:19

O governador Ronaldo Caiado participou nesta quinta-feira, 12, no povoado de Areias, na cidade de Goiás, da missa em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do local e também do Brasil. A missa presidida por Dom Jeová Elias Ferreira, bispo da Diocese de Goiás, foi realizada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida e atraiu milhares de fiéis. As festividades em comemoração à santa na cidade tiveram início no dia 3 de outubro, com a novena e terminam nesta quinta-feira.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós brasileiros. É um momento, também, de reflexão para analisar tudo aquilo que fizemos no decorrer do ano e o que estamos propondo a fazer nos próximos”, afirmou o governador, que também lembrou a relação pessoal que tem com a igreja do povoado de Areias. “Faz parte da minha história, da minha vida. Me sinto muito próximo de Deus aqui e peço a intercessão dela (Nossa Senhora) para que a gente continue governando o Estado, devolvendo Goiás aos goianos e melhorando a vida das pessoas”, declarou.

Um dos templos religiosos mais representativos do patrimônio arquitetônico e histórico da cidade de Goiás, a Igreja de Nossa Senhora de Aparecida passou por uma ampla restauração. Executada com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 1,7 milhão, a obra incluiu reparos nos pisos e paredes; reparos e implantação de sistema elétrico e de cabeamento estruturado e hidrossanitário; revisão da cobertura, sistema de drenagem pluvial e de revestimentos externos e internos; pinturas internas e externas; calçamento externo e reformas nos banheiros.

“Ela ficou por um período muito longo sem ter um processo de restauro, sem recuperar a beleza dessa igrejinha. E vocês viram que aqui agora nós fizemos também um acesso para a igreja, a todas as pessoas que têm limitação para poder andar ou poder se locomover, mesmo com auxílio de aparelho ou de cadeira de rodas”, ressaltou Caiado.

Com a restauração, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, construída em 1910, agora está mais segura para receber fiéis e visitantes. O templo fica em um outeiro às margens da GO-070, no Povoado de Areias, a poucos quilômetros da cidade de Goiás. Os serviços de restauração foram iniciados em setembro de 2022 e finalizados em julho deste ano com e contou com supervisão da equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Após anos sem poder fazer essa romaria, experimentamos o reencontro. É o segundo ano desde que estou aqui que podemos celebrar a festa da Nossa Senhora Aparecida juntos”, afirmou Dom Jeová Elias Ferreira ao lembrar do período de restrição da pandemia. O bispo também ressaltou a fé dos brasileiros na padroeira do Brasil. “Aqui no nosso país, nossa mãe cultuada, é Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, que apareceu no Rio Paraíba, em Aparecida, em 1717. Uma imagem negra. Foi um período triste, sofrido, vergonhoso da história do nosso país, o período de escravidão. Essa mulher veste-se como serva, como escrava, para fazer a vontade de Deus, para nos convidar a viver como irmãos”, pregou durante a homilia. Participaram também da celebração o deputado estadual Wagner Neto e o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia.