MEC divulga nesta terça resultado da 1ª chamada do Prouni 2024

O Ministério da Educação (MEC) programou para esta terça-feira ,6, a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2024. O processo seletivo oferta bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.

A relação estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni. Ao todo, a primeira edição do programa ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.

Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas, desde a primeira, em 2005. Os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas desta vez são São Paulo (104.893 vagas), Minas Gerais (39.910 vagas), Paraná (35.630 vagas), Rio Grande do Sul (26.398 vagas) e Bahia (22.051 vagas).

Comprovação

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado no período de 6 a 20 de fevereiro. Para comprovação das informações prestadas no ato de inscrição, o candidato pode comparecer na instituição ou enviá-las por meio virtual/eletrônico.

O MEC alerta que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a perda da bolsa.

A instituição deverá emitir documento de comprovação de entrega da documentação ao recebê-la do candidato pré-selecionado.

Outros prazos

O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas. Segundo o cronograma, o resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro. 

De acordo com o edital, o período para o candidato manifestar interesse em participar da lista de espera por uma vaga no ProUni, no site do processo seletivo, será nos dias 14 e 15 de março de 2024. O resultado da lista de espera do primeiro semestre vai ser divulgado em 18 de março.

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo, publicado pelo MEC em janeiro.

Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.  

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o ProUni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Turistas morrem após consumirem bebidas contaminadas no Laos

Seis turistas estrangeiros faleceram e vários outros estão hospitalizados após uma suspeita de intoxicação maciça por álcool adulterado com metanol em Vang Vieng, um popular destino turístico no Laos. As vítimas incluem duas adolescentes australianas, duas turistas dinamarquesas, uma britânica e um cidadão americano.
 
A tragédia ocorreu após uma noite de festa em 12 de novembro, quando os turistas consumiram bebidas alcoólicas no Nana Hostel. As duas australianas, Bianca Jones e Holly Bowles, ambas de 19 anos, começaram a se sentir mal no albergue e foram posteriormente transferidas para hospitais na Tailândia devido à gravidade de seus sintomas. A ministra de Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, confirmou a morte de Holly Bowles, um dia após a morte de sua amiga Bianca Jones.
 
O gerente e o proprietário do Nana Hostel foram detidos pela polícia laosiana para interrogatório, embora nenhuma acusação formal tenha sido apresentada até o momento. O administrador do hostel havia mencionado que, na noite da suposta intoxicação, o albergue havia oferecido chupitos de vodka local a cerca de 100 hóspedes, incluindo as duas australianas, que mais tarde se dirigiram a outro bar.
 
As autoridades estão investigando o incidente e alertando os viajantes sobre os riscos de envenenamento por metanol ao consumir álcool no Laos. O metanol, adicionado para aumentar a potência das bebidas, pode causar cegueira, danos ao fígado ou morte. Países como Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá emitiram advertências de viagem, recomendando que os turistas comprem bebidas em estabelecimentos licenciados e evitem bebidas caseiras ou adulteradas.

Turismo em Vang Vieng

Vang Vieng, conhecida por ser um destino popular para mochileiros no sudeste asiático, tem sido um local de ecoturismo desde que o governo comunista do Laos abriu o país para o turismo. A cidade agora enfrenta uma crise após essas mortes trágicas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp