MEC encerra nesta quinta consulta pública sobre novo ensino médio

MEC encerra nesta quinta consulta pública sobre novo ensino médio

O Ministério da Educação encerra nesta quinta-feira, 06, a consulta pública para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, conhecida como novo ensino médio. Até essa quarta-feira, 05, a pasta havia registrado 105 mil participações.

A consulta online é direcionada a estudantes, professores e gestores escolares. A coleta de opiniões começou no dia 15 de junho e tem como objetivo reunir subsídios que possibilitarão a tomada de decisões sobre atos normativos que regulamentam o ensino médio.

Em nota, o ministério infirmou que a pesquisa é realizada por meio de recursos de comunicação rápida, utilizando o sistema Pesquizap – um chatbot de WhatsApp especialmente projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa.

“Com essa ferramenta interativa, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio de seus celulares ou computadores, utilizando um código QR ou o link disponibilizado pelas próprias escolas.”

Como participar

Há quatro formas de participar da consulta pública:

– no celular, acessar bit.ly/consultapublicaonlinemec;

– no computador, acessar bit.ly/consultapublicaonlinemec-web;  

– escanear o QR code, disponível em cartazes nas escolas e no portal do ministério;

– enviar a palavra palavra MEC para o número (11) 97715 4092, diretamente pelo WhatsApp.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vereador eleito falta diplomação e manda irmão gêmeo no lugar, em Santa Catarina

A diplomação de candidatos eleitos em Blumenal, município de Santa Catarina, foi marcada por um momento inusitado. O vereador Jean Volpato (PT) enviou o irmão gêmeo, Júlio Volpato, em seu lugar para receber o diploma durante o evento, que ocorreu nesta quarta-feira, 18.

Nas redes sociais, Jean justificou que enviou o irmão para a cerimônia pois havia testado positivo para Covid-19 e estava em isolamento. “Em respeito às medidas sanitárias, permanecerei em isolamento até a recuperação plena. Por esse motivo, não poderei participar da cerimônia de diplomação dos vereadores de Blumenau”, escreveu em sua publicação, onde aparece o irmão com o certificado em mãos.

Jean explicou que escolheu o irmão para representa-lo não por causa da aparência, e sim pela confiança que nutrem um no outro.

“O vínculo de lutas e a confiança que temos, inclusive com relação a pautas importantes, como a defesa da população LGBTI+, foram fundamentais. Ele sempre esteve ao meu lado nessa jornada e entende profundamente a importância desse momento para mim e para quem confia no nosso trabalho”, disse Jean Volpato.

O vereador eleito toma posse em 1º de janeiro de 2025, assumindo o cargo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp