Press "Enter" to skip to content

MEC pede mudança do horário de verão por causa do Enem 2018

Última atualização 26/09/2018 | 17:04

O ministro da Educação, Rossili Soares, pediu para o atual presidente Michel Temer e à Casa Civil que o inicio do horário de verão seja adiado por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá no mesmo dia da mudança, 4 de novembro. Com o choque das datas, o INEP acionou o MEC para o adiamento. Segundo os órgãos, existe a possibilidade de muitos candidatos se atrasarem para a prova, por não terem alterado seu relógio.

A principal dificuldade será garantir a logística na região Norte do país, em que determinados municípios ficam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília. O deslocamento de equipes e provas teria que começar ainda de madrugada nesses locais. Em muitos deles só se chega de barco.

O MEC e o INEP não trabalham com a possibilidade de mudança na data das provas, isso porque toda a estrutura já está contratada, como aluguel de salas de aplicação do exame e rotas de transporte para escoar as provas. Não haveria tempo hábil para remontar toda a logística, avaliam técnicos do governo.

A data da prova do Enem foi definida em edital em março passado, com provas marcadas para 4 e 11 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês. No pedido, é acionado à cúpula do governo que a mudança nos relógios só ocorra após o último dia de prova do Enem. A Presidência da República ainda não respondeu ao pedido.