Press "Enter" to skip to content

Média de 500 toneladas de lixo é retirada das bocas de lobo mensalmente em Goiânia

Última atualização 05/04/2024 | 17:33

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), intensifica a limpeza de bueiros e bocas de lobo pela Capital. O trabalho é realizado em todas as regiões de forma diária e intensificado em períodos chuvosos, com a retirada, em média, de 500 toneladas de lixo de dentro dos canais de escoamento de água. Conforme dados da pasta, no mês de janeiro, foram retiradas 620,34 toneladas de lixo e em fevereiro 476,28 toneladas. De setembro a dezembro de 2023, servidores da pasta retiraram mais de 1,1 milhão de resíduos das bocas de lobo.

O titular da Seinfra, Denes Pereira, revela que chama atenção a grande quantidade de resíduos sólidos dentre garrafas, pedaços de papel, plásticos, latinhas, sacos de lixo, entre outros que são retirados diariamente da rede de drenagem da Capital. “Quanto mais a população colaborar, mais os recursos da Prefeitura poderão ser investidos de outras formas”, avalia o secretário, ao enumerar que o gasto mensal da Seinfra com o serviço que poderia ser evitado é de mais de R$ 16 milhões.

Denes Pereira frisa que a conscientização da população é essencial, sendo parceira do município no objetivo de evitar alagamentos, principalmente descartando o lixo de forma adequada. “Todo lixo jogado na rua, com as chuvas, é levado para as bocas de lobo. Faz-se necessário que as pessoas descartem o lixo sempre nos locais corretos. Lixo jogado na rua é levado para os bueiros, causando entupimento”, afirma, ao acrescentar que de setembro de 2023 e fevereiro de 2024, a Seinfra construiu 895 bocas de lobo e recuperou outras 1.048, em um serviço que é realizado com uma média de 30 servidores, além de outros 30 que formam equipes nos 10 caminhões hidro jato.

Os locais para realização do serviço são escolhidos de acordo com a necessidade da rede de drenagem local e têm como objetivo mitigar ou amenizar possíveis pontos de alagamento. As solicitações são feitas pela população por meio do aplicativo Prefeitura 24H; protocoladas junto à Seinfra; ou ainda, por meio de ofícios. Depois de solicitadas, a equipe técnica faz uma avaliação e, se for o caso, a boca de lobo é construída.

Inteligência artificial

Para auxiliar no trabalho, a Seinfra conta com carro que faz uso de uma inteligência artificial para o mapeamento de problemas de infraestrutura e mobilidade ao percorrer as ruas de Goiânia. O serviço identifica bueiros sem tampa, buracos em vias e entulho nas ruas por meio de uma câmera de alta definição acoplada no teto do veículo. De acordo com os dados da Seinfra, o veículo inteligente identificou mais de 3 mil bocas de lobo sem tampa nos últimos seis meses.