Uma trágica notícia abalou a região oeste de Santa Catarina no último domingo (18). Uma jovem médica recém-formada, Júlia Picinini Pelinson, veio a óbito em um grave acidente na BR-282, em Campos Novos. A polícia está investigando as circunstâncias do trágico acidente, que também vitimou outra pessoa. Os detalhes do ocorrido ainda estão sob investigação aguardando os laudos periciais para esclarecimento.
O velório de Júlia foi realizado em uma capela em Xaxim, onde ela foi sepultada, enquanto a outra vítima, Neiva, foi velada na cidade de Luzerna. Júlia, que se formou em medicina pela Unoesc Joaçaba em dezembro de 2025, estava a caminho de um processo seletivo em Campos Novos. Ela competiria por uma vaga como médica comunitária na cidade, segundo o Simesc (Sindicato dos Médicos de SC).
O sindicato enalteceu a trajetória de Júlia, destacando seu início promissor e sua significativa contribuição para a saúde pública. Manifestaram ainda solidariedade à família, amigos, colegas e todos impactados por seu trabalho. Atuando desde janeiro deste ano em uma Unidade Básica de Saúde em Joaçaba, Júlia era reconhecida pela sua dedicação e profissionalismo no cuidado com os pacientes.
A prefeitura de Joaçaba decretou luto oficial de três dias em memória da jovem médica, ressaltando sua competência e humanidade no exercício da medicina. A Unoesc de Joaçaba, sua instituição de formação, também lamentou a perda, destacando a importância do legado e da memória de Júlia para todos que conviveram com ela. O falecimento precoce de Júlia Picinini Pelinson é uma triste perda para a medicina e para a comunidade onde atuava, deixando um vazio imensurável nos corações daqueles que a conheciam e admiravam.




