Press "Enter" to skip to content

Médica tem convulsões após receber vacina da Covid e está na UTI

Uma médica de 32 anos protagonizou a primeira reação grave relatada em decorrência da imunização com a vacina da Pfizer e Biontech. O caso ocorreu no Estado de Coahuila, no norte do México. Cerca de 30 minutos após ser vacinada, ela sofreu sintomas de encefalomielite, de acordo com a Secretaria de Saúde mexicana.

A profissional da saúde teve convulsões e erupções cutâneas, perda de força nos músculos e dificuldade de respirar. Depois da reação adversa, a médica foi levada para uma Unidade de Terapia Intensiva e segue sendo tratada por inflamação cerebral.

A Secretaria de Saúde também informou que a médica tinha antecedentes de alergia a trimetoprima com sulfametoxazol, um antibiótico para tratar infecções urinárias. Ela tomou a vacina em 30 de dezembro, em unidade hospitalar do Instituto Mexicano do Seguro Social.

Ainda há risco de que ela apresente sequelas, mas o governo do país já informou que o tratamento está se valendo de esteroides e anticonvulsivos para evitar que isso aconteça. De 20.000 trabalhadores da saúde do México que receberam a vacina, 23 apresentaram reações leves, como alergias, enjoos e palpitações. Uma pessoa apresentou dificuldade de respirar, mas não foi necessária a internação.

No Reino Unido, as autoridades sanitárias já haviam pedido que pessoas com antecedentes de alergias a medicamentos, vacinas e alimentos, evitassem o imunizante por risco de reações graves.

Imagem: Marco Ugarte/ AP

Obs.: A mulher que recebe a vacina na imagem não é a médica citada na reportagem.