Medicamento reduz risco de morte por câncer de pulmão em mais de 50%

Medicamento reduz 51% risco de morte por câncer de pulmão

Dois estudos apresentados no congresso da Sociedade de Clínica Oncológica Americana (ASCO), nos EUA, neste fim de semana, indicam avanços no tratamento contra o câncer de pulmão. A doença é a que mais mata no Brasil, com 28 mil óbitos por ano.

Uma das pesquisas, conduzida pela Yale Cancer Center, demonstram a criação de um medicamento capaz de reduzir em 51% o risco de morte em tumores de células não pequenas, responsáveis por mais de 80% dos casos. No trabalho, que se encontra na fase 3, os pesquisadores americanos contaram com a participação de 682 pacientes de 26 países, utilizando o medicamento osimertinibe, produzido pela AstraZeneca.

Os pacientes eram pessoas com câncer de pulmão em células não pequenas com a mutação do tipo EGFR. Todos eles passaram por cirurgia para retirada do tumor e, após a operação, receberam o medicamento e outros, placebo. Durante o acompanhamento de quase cinco anos, foi possível observar que o risco de morte entre os pacientes que tomaram o medicamento era 51% menor do que o grupo que não tomou a droga. O benefício foi observado em todos os estágios da doença.

“Isso reforça ainda mais a necessidade de identificar esses pacientes com biomarcadores disponíveis no momento do diagnóstico e antes do início do tratamento”, afirmou Roy Herbst, diretor adjunto do Yale Cancer Center e líder do estudo, ao ressaltar a necessidade dos exames que possam identificar quais dos pacientes possuem a mutação.

Eliminação completa

Outro estudo, desta vez conduzido pela Universidade de Stanford, demostrou que a utilização do medicamento imunoterápico pembrolizumabem, da farmacêutica MSD, antes da cirurgia de retirada do tumor e combinado com a quimioterapia, aumentou as chances de remoção completa do câncer durante a operação e reduziu o risco de retorno da doença.

A pesquisa, também na fase 3, demostrou redução de 42% no risco de recorrência e progressão da doença ou morte entre os pacientes que receberam o medicamento antes da cirurgia.

“Outros estudos com outros imunoterápicos já demonstraram benefício parecido. Este estudo vem corroborar o papel da imunoterapia pré-operatória e esta estratégia passa a se tornar mais uma opção de tratamento para esses pacientes”, disse ao Estadão William Nassib William Junior, líder de especialidade de tumores torácicos do Grupo Oncoclínicas, que também acompanhou a apresentação dos estudos em Chicago.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos