Em boletim médico deste sábado, 05. os médicos que assistem o prefeito eleito Maguito Vilela (MDB), internado no hospital Albert Einstein há mais de 40 dias para tratamento da Covid-19, informaram que decidiram tirar o aparelho que auxilia na oxigenação do sangue, chamado de ECMO. Esta retirada significa que o organismo do prefeito já consegue desempenhar a função sem auxílio externo
Conforme o boletim médico, o processo de retirada, assinado pelos médicos Carmen Barbas, Marcelo Rabahi e Miguel Cendoroglo, aconteceu sem intercorrências. Maguito segue traqueostomizado com ventilação mecânica em modo protetor.
Veja a íntegra do boletim:
São Paulo, 05 de dezembro de 2020 – O senhor Luís Alberto Maguito Vilela encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19. No dia 30 de outubro, a equipe médica responsável decidiu pela intubação pelo quadro de insuficiência respiratória. O paciente evoluiu bem, sendo extubado em 8 de novembro, para respiração espontânea. Em 15 de novembro, necessitou ser reintubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo em ventilação mecânica invasiva. No dia 17 de novembro, foi iniciado tratamento dialítico seguido de instalação de ECMO para possibilitar ventilação protetora pulmonar. Hoje, 5 de dezembro, encontra-se na UTI, traqueostomizado com ventilação mecânica em modo protetor. Devido a estabilidade do quadro e controle satisfatório da oxigenação a equipe médica decidiu pela retirada da ECMO, procedimento que transcorreu sem intercorrências.
Dra. Carmen Barbas, pneumologista
Dr. Marcelo Rabahi, pneumologista
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor Médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein