Press "Enter" to skip to content

Medidas para um trânsito melhor

Última atualização 16/05/2018 | 16:18

Pacientes do Hugol propõe medidas educativas de trânsito para melhorar a qualidade de vida dos motoristas
O mês do Maio Amarelo, campanha global de conscientização para redução de acidentes de trânsito, realizada pelo Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES (Hugol), buscou opiniões dos pacientes vítimas de incidentes sobre o que pode ser feito para um trânsito mais seguro. A Deusmira Borges  teve sua perna fraturada quando um vizinho, deu ré em sua caminhonete ao sair de casa, não a viu e acabou atropelando. De acordo com a aposentada, não houve um culpado nesse caso. “Nas ruas, tanto pedestres quanto motoristas têm que estar atentos. Acidentes normalmente acontecem em momentos de distração de ambas as partes”, manifesta Deusmira.
Entre julho de 2015 e dezembro de 2017, os motociclistas representaram 59% dos 13,921 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito no HUGOL, não são respeitados por motoristas de veículos de maior porte. Segundo Jhonas Freire, que se acidentou na colisão de sua moto com um automóvel.  “Muitos motoristas não respeitam a sinalização. Andam acima da velocidade permitida, entre outras infrações. A lei tem que ser respeitada”, relata o paciente. Em menos de um ano, Sebastião Souza, passou por dois graves acidentes, e comenta “o que falta nos motoristas é ter mais responsabilidade. Ações de conscientização são importantes, pois nos fazem lembrar do comportamento que devemos ter enquanto estamos dirigindo”.
O HUGOL acredita na conscientização dos motorista é a melhor solução para salvar vidas. Neste sentido, o programa de prevenção PARE, conscientização e educação. Nas ações promovidas entre 2016 e 2018, já orientou 23.533 condutores com 11 blitze na rodovias e cidade, além da atividades voltadas para pacientes. A unidade de saúde localizada na Região Noroeste está com fachada iluminada na cor amarela em alusão ao mês de conscientização sobre o trânsito.