A pontuação chegou a um somatório de 17.10, chegando a receber 9.93 em uma onda considerada quase perfeita
Filipe Toledo atingiu o ápice de melhores ondas nesta sexta-feira e, após derrotar o australiano Wade Carmichael na decisão, recebeu o troféu de campeão da etapa de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, válida pelo Circuito Mundial de Surfe de 2018. Sua apresentação surpreendeu os técnicos que alavancou a sua pontuação no ranque. A pontuação chegou a um somatório de 17.10, chegando a receber 9.93 em uma onda considerada quase perfeita. Outra onda que levou o público ao delírio recebeu a nota de 7.17.
Algoz de Gabriel Medina fez apenas 8.00 e saiu com o vice-campeonato, um progresso para o estrangeiro que entrou na etapa como 16º colocado no ranking da World Surf League. Em seis finais este foi o sexto título no Circuito Mundial de Surfe. Ele tirou nota 10, em quatro dessas finais, em Saquarema bateu no travessão com a pontuação de 9.93. Com esse título, Filipinho vai para a vice-colocação do ranking mundial da WSL. Faltando 34 minutos para o fim da bateria, Filipe Toledo partiu para cima. Em uma tentativa de descida levou uma vaca, saindo atordoado e sendo ajudado pelo jet-ski.
A prancha saiu quebrada e precisou trocar imediatamente. Mesmo com o contratempo, o brasileiro veio mais empolgado. Toledo conseguiu uma sequência de três ondas, com destaque para a última, um tubo que levantou toda a plateia presente nas areias. Com esse marco do surfe, ele chegou a 13.60, enquanto Carmichael, na combinação tinha 3.84. O australiano penava para encontrar uma boa para descer. Carmichael teve até uma chance de superar Filipe, ele fez um tubo com uma cortada para finalizar, mas não o necessário para tomar a dianteira.