Medula óssea que estava sendo transportada em carro que capotou na MG-451 é transplantada
Segundo a Santa Casa, onde o transplante foi feito, o veículo que fazia o transporte das células-tronco é de responsabilidade do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais. Hospital disse ainda que agilidade e empenho dos envolvidos permitiram que procedimento fosse feito com sucesso.
A medula óssea que estava sendo transportada em um carro que capotou e caiu em uma ribanceira na MG-451, em Olhos D’água, foi transplantada na Santa de Casa de Montes Claros.
Segundo as informações do hospital, o veículo que fazia o transporte das células-tronco é de responsabilidade do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais.
“Assim que o fato ocorreu, o motorista entrou em contato com o enfermeiro supervisor do Serviço de Transplante de Medula Óssea da Santa Casa, informando sobre o ocorrido”, disse a Santa Casa.
A partir da informação, a médica que coordena o serviço na unidade de saúde acionou o apoio da Polícia Militar.
“As células foram trazidas pela Polícia Militar até a Santa Casa, onde a equipe de transplante de medula já estava mobilizada para avaliar e realizar a infusão das células-tronco, que ocorreu com sucesso.”
Por fim, a Santa Casa destacou “o empenho e a agilidade de todos os profissionais envolvidos, que possibilitaram a realização deste transplante.”
O hospital disse não ter autorização para passar detalhes sobre o transplante.
SOBRE O ACIDENTE
Na manhã desta terça-feira (27), o Samu informou que atendeu duas vítimas de um acidente com um carro na MG-451 e que recuperou medulas ósseas que estavam sendo transportadas no veículo.
De acordo com o Samu, na noite da segunda-feira (26), um automóvel, que seguia de Diamantina para Montes Claros, transportando quatro medulas capotou e caiu em uma ribanceira em Olhos D’água.
Com o impacto, o motorista, de 67 anos, sofreu uma fratura na perna. Ele estava com suspeita de traumatismo cranioencefálico leve e apresentava escoriações pelo corpo. Um passageiro, de 58 anos, sentia dor na clavícula. Ambos foram levados para o Hospital de Bocaiuva.
Ainda conforme o Samu, no momento em que era levado para a unidade de saúde, o condutor comentou que estava transportando quatro medulas.
“Após deixar o paciente, a equipe do SAMU retornou ao local do acidente, acompanhada pela Polícia Militar e por uma equipe do hospital que receberia as medulas, para localizar as remessas perdidas”, informou o Samu.
O Samu ainda afirmou que as placas com as medulas foram arremessadas e ficaram na rodovia. O material foi recolhido e encaminhado para o hospital de destino.