Megaoperação no Rio: 64 mortos, 81 presos, armamento de guerra. O Assunto #1587

megaoperacao-no-rio3A-64-mortos2C-81-presos2C-armamento-de-guerra.-o-assunto-231587

A guerra no Rio – O Assunto #1587

A megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha terminou com mais de 60 mortos. Uma guerra entre policiais e traficantes, que se transformou na operação mais letal da história do Rio de Janeiro. Durante a operação – iniciada ainda na madrugada da terça-feira na Zona Norte do Rio -, bandidos espalharam barricadas pela cidade.

Na ofensiva contra policiais, criminosos lançaram drones com bombas e usaram armamento de guerra: mais de 90 fuzis foram apreendidos. A terça-feira de caos no Rio de Janeiro expôs a capacidade bélica das facções. Um estudo do Instituto Sou da Paz calcula que, só no ano de 2023, 1.655 fuzis foram apreendidos na região Sudeste – berço das principais organizações criminosas do Brasil.

Neste episódio, Natuza Nery recebe Henrique Coelho, repórter do DE Rio, para relatar como foi o dia de caos na capital fluminense. Henrique explica as particularidades geográficas dos complexos do Alemão e da Penha, onde o Comando Vermelho tem raízes. Ele fala também sobre como a operação se transformou em motivo de desavença entre o governador do RJ, Cláudio Castro (PL), e o governo federal.

Depois, Natuza conversa com Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. Carolina traça um retrato do tipo de armamento que está sob o poder de facções criminosas – e explica o caminho que elas fazem até chegar às mãos do crime. E conclui que tipo de medidas é preciso tomar para que armamentos de guerra não circulem no país.

Convidados: Henrique Coelho, repórter do DE Rio; e Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

O que você precisa saber:

* RIO DE JANEIRO: Megaoperação com cenas de guerra termina com 64 mortos e 81 presos
* MILITARES E CIVIS: Quatro policiais morreram e ao menos outros 6 ficaram feridos
* CLÁUDIO CASTRO: Governador do RJ acusa governo federal de negar ajuda
* Operação é a mais letal da história do Rio de Janeiro

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery.

O Assunto é o podcast diário produzido pelo DE, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do DE soma mais de 14,2 milhões de visualizações.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp