Metade dos MEI acredita que 2025 será melhor para os negócios
Uma pesquisa conduzida pelo Sebrae em parceria com a FGV aponta para um aumento significativo no otimismo dos microempreendedores individuais (MEI) em relação ao ano de 2025, comparado com 2024. Os resultados revelam que os MEIs estão mais confiantes em relação ao desempenho de suas empresas no decorrer deste ano.
De acordo com o estudo, 50% dos MEIs entrevistados acreditam que 2025 será um ano melhor do que 2024. Por outro lado, um pouco mais de 15% dos empreendedores acreditam que o resultado obtido neste ano será semelhante ao anterior, enquanto 13,8% expressam um sentimento mais pessimista em relação ao futuro de seus negócios.
No entanto, quando se trata da perspectiva dos microempreendedores individuais em relação à economia do país em 2025, a confiança se apresenta em níveis ligeiramente mais baixos. Cerca de 40% dos entrevistados expressam a crença de que o Brasil estará em uma situação melhor no decorrer deste ano, em comparação com o ano anterior.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que essa percepção positiva refletida na pesquisa está diretamente relacionada às medidas econômicas adotadas pelo governo. Ele ressaltou que os pequenos negócios foram responsáveis pela geração da maior parte dos novos empregos em 2024, além de terem liderado a abertura de mais de 4 milhões de novas empresas no mesmo período.
Esses dados promissores indicam uma perspectiva animadora para os microempreendedores individuais no cenário econômico atual. Com o otimismo em alta e as expectativas de crescimento para 2025, esse segmento tende a se fortalecer e contribuir cada vez mais para a economia do país. Além disso, a parceria entre o Sebrae e a FGV se mostra eficaz ao analisar e disseminar informações relevantes para os MEIs.