Dicas para refrescar seu cachorro nos dias mais quentes
O verão é uma estação esperada por muitos tutores para as atividades ao ar livre com os pets, incluindo passeios e viagens. Mas essa temporada também é marcada por temperaturas elevadas e demandam cuidados a mais no momento da exposição ao sol.
Os cachorros, assim como os gatos, são mais sensíveis ao calor, uma vez que possuem menos glândulas sudoríparas. Isso faz com que a regulagem da temperatura corporal seja mais difícil, podendo levar a hipertermia, quando a temperatura é mais alta que o normal.
Para evitar emergências, a fundadora da Hermi Pet Care, Juliana Tomasi, compartilhou alguns cuidados e fez sugestões para refrescar o cachorro durante a estação. Veja a seguir:
SINAIS QUE O CACHORRO ESTÁ SENTINDO CALOR
Juliana explica que os cachorros liberam o calor através da respiração, por isso o primeiro sinal é de que o ritmo fique mais acelerado, além de:
– Língua para fora
– Respiração ofegante
– Abatimento e prostração
– Confusão mental
– Batimento cardíaco acelerado
O QUE FAZER QUANDO O CACHORRO SENTE CALOR?
Se o seu cachorro apresenta os sinais indicados acima, algumas dicas podem ajudar a refrescar e baixar a temperatura como:
– Banho com água fresca
– Tapete gelado para repousar
– Ambiente na sombra e com ventilação
– Estimular a ingestão de água com atividades de enriquecimento
Como sugestão de atividades de enriquecimento com água, o tutor pode optar por oferecer cubos de gelo, servir frutas congeladas e ainda brincadeiras na piscina, sempre com supervisão.
HIDRATAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR
Entre todas as dicas para refrescar o animal, manter a hidratação em dia sem dúvida é a dica mais importante. Para isso, é indicado:
1. Água limpa e fresca
2. Cubos de gelo
3. Frutas congeladas em pequenas quantidades
4. Água de coco natural
Essas são algumas opções para ajudar a baixar a temperatura e proporcionar um estímulo diferente para o animal, enquanto ele se refresca.
ORGANIZE A ROTINA DE PASSEIOS DO CACHORRO
O calor afeta a rotina do animal em diferentes momentos, incluindo os passeios. Por isso é importante que durante o verão o tutor faça adaptações para preservar a saúde do cachorro nos dias quentes.
Prefira sair antes das 9h ou depois das 18h, sempre leve água fresca para oferecer durante o passeio e respeite os limites do cachorro, ele provavelmente cansará mais rápido ou precisará reduzir o ritmo — explica Juliana.
A atenção deve ser redobrada no caso de cachorros braquicefálicos como Pug, Bulldog, Shih Tzu e Lhasa Apso, uma vez que o focinho achatado dificulta a respiração e consequentemente a capacidade de trocar calor, o que pode ocasionar hiperventilação e superaquecimento.
PARA UM VERÃO MAIS REFRESCANTE E SAUDÁVEL, CONTE COM A MASCOTE FIT