“Melhores momentos da sua trajetória política foi em Aparecida”, afirma Daniel Vilela

“Ele viveu os melhores momentos da sua trajetória política em Aparecida”, diz Daniel Vilela durante homenagem ao pai, Maguito

“Não tenho dúvidas em afirmar que ele viveu os melhores momentos da sua trajetória política aqui em Aparecida”, disse Daniel Vilela durante homenagem a seu pai, Maguito Vilela, realizada na tarde desta terça-feira, 24, na Cidade Administrativa – sede da Prefeitura que, inclusive, leva o nome do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito, por dois mandatos, daquele município. Na ocasião, o prefeito Vilmar Mariano inaugurou um busto em bronze localizado em frente ao prédio do Executivo.

O vice-governador, acompanhado por familiares, salientou a importância pessoal e simbólica da homenagem, por reverenciar o pai e também por reforçar o legado político-administrativo de Maguito Vilela em Aparecida de Goiânia, o segundo município em população e economia de Goiás.

“Ele cumpriu a missão dele e a cumpriu com louvor. Meu pai sempre entendeu que suas conquistas como gestor não eram resultado apenas de sua capacidade política e administrativa ou do seu carisma. Mas tudo fruto de um trabalho coletivo, executado em conjunto com seus auxiliares e colaboradores – pessoas que se dedicaram diuturnamente aos projetos pensados em prol da população”, disse.

Ainda em discurso, Daniel Vilela afirmou que “é preciso mirar o futuro”, reconhecendo e lançando mão do legado do pai como motivação pessoal para entregar resultados à população goiana junto com o governador Ronaldo Caiado – que, aliás, prestigiou o evento e ainda lembrou ao público presente que foi sua primeira agenda externa depois do fim de sua licença médica.

“A história não para por aqui e entendo este ‘peso’ que o governador mencionou que carrego nos ombros. Mas é algo que me dá muita satisfação e disposição para que eu siga fazendo esse trabalho, de poder ser alguém que colabora para melhorar a vida das pessoas, que busca ser colaborador desta cidade e do Estado”, pontuou. “Tive o privilégio de assumir, com apoio de vocês, a Vice-Governadoria, e trabalharei diuturnamente priorizando esforços em Aparecida de Goiânia. Tenho convicção que posso ajudar muito essa cidade”, enfatizou.

Parcerias

Também em discurso, o governador Ronaldo Caiado falou da importância do trabalho de Maguito Vilela para o estado de Goiás, dando ênfase às obras viárias executadas por ele quando governador (1995-1998), apontando em seguida, no vice-governador, “a responsabilidade e capacidade de construção de um futuro melhor”. Na sequência, afirmou que Daniel teria a missão de “continuar a trajetória de um homem que honrou a política de Goiás”.

O governador ainda reforçou o interesse de estreitar os laços com a prefeitura de Aparecida de Goiânia em diversas áreas, como saúde, educação, programas sociais e habitação. “Daniel Vilela, como vice-governador, terá a missão de se ocupar de Aparecida e de suas demandas”, delegou.

A homenagem foi realizada na data em que o ex-prefeito faria 74 anos e contou com a presença de familiares, amigos, políticos de Aparecida e de todo o estado. O busto de Maguito Vilela foi confeccionado em bronze e tem 0,65cm de altura x 0,50cm x 0,28cm de perfil. A obra é assinada pelos escultores Sival Floriano Veloso e Luiz Olinto de Paula Leite.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp