Melhores trilhas para Mountain Bike no Brasil

Por Livia Duarte

 

Mountain bike, MTB ou BTT é uma bicicleta de montanha ou bicicleta todo terreno, usada no ciclismo de montanha, modalidade que tem por objetivo transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

Projetada para levar você a situações extremas como descidas e subidas íngremes, terrenos acidentados, buracos, raízes, caminhos estreitas e muito mais desafios inesperados pela frente, é o que torna esse esporte cada vez mais apaixonante.

Nenhuma trilha é igual à outra e até um mesmo circuito pode oferecer desafios diferentes a cada vez que é percorrido.

Quem praticada essa modalidade sempre busca novos percursos a serem exploradas. Por isso, viemos trazer as melhores trilhas de Mountain Bike no Brasil. Confira.

1- Zoom Bike Park

O parque fica localizado na Fazenda Rancho Santo Antônio, próximo ao horto florestal de Campos do Jordão – São Paulo. São mais de 32 km de puro contato com a natureza, excelente estrutura, banheiros com ducha e café.

Para os adeptos do single track, aqui é literalmente um parque de diversões. O parque recreativo tem diversas trilhas para mountain bike, separadas por graus de dificuldade.

2- Serra das Areias

A Serra fica no município de Aparecida de Goiânia, cerca de 9 km da capital. A região das trilhas é conhecida como Campos Dourados, os percursos são técnicos, com bastante cascalho e altos degraus de pedras. É um local belíssimo com cachoeiras para se refrescar durante o percurso, fica praticamente dentro da capital. As trilhas não são indicadas para iniciantes, devido à dificuldade em alguns pontos que exigem experiência e uso de técnicas mais apurada e equipamentos de proteção específicos.

3- Morro Feio

O Morro Feio é lindo! É assim que os bikers costumam chamar. Localizado no município de Hidrolândia, interior goiano, aproximadamente 36 km da capital, o morro tem trilhas com muitos obstáculos como pedras, galhos, subidas e descidas técnicas como pode ver na foto o famoso colchão de pedras. Um paraíso que todo praticante do mountain bike precisa conhecer. Percurso não indicado para iniciantes.

4- Circuito Vale Europeu

Um dos principais destinos do país criados para a prática do cicloturismo está localizado em Santa Catarina. Com uma excelente estrutura os ciclistas recebem, na saída, um guia com mapas e todas as orientações que precisam para a viagem. Ganham um passaporte que pode ser carimbado nos estabelecimentos turísticos que dá direito a um certificado de conclusão do circuito.

5- Chapada Diamantina

Já pensou em conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina de bicicleta? É possível, com planejamento e tempo, você consegue explorar bem a região de serras, as cachoeiras, grutas, poços. Tem bastante trilha de tirar o fôlego.

6- Costa do Descobrimento

Areia, água e sal. Um percurso em vários tipos de terreno, trechos em areia, terra firme, travessias de rios, falésias.  A rota do descobrimento vai de Prado à Arraial d’ Ajuda na Bahia. A trilha passa por pontos históricos interessantes, Monte Pascoal, foz do rio Cauí, local do primeiro contato com os índios brasileiros. Pode ser considerado um paraíso.

7- Trilha Borbolight

O trajeto é circular, partindo da cidade mineira Rio Acima passando por cachoeiras e pelo Parque Nacional da Serra da Gandarela. O circuito tem dificuldade moderada apresentando single tracks com algumas valas, erosões, pedras, rochas nuas, areia e cascalho o trajeto é pouco movimentado, um excelente percurso pra quem procura sossego.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mauro Cid confirma ao STF que Bolsonaro sabia de trama golpista

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente de um plano para um golpe de Estado. O ex-ajudante de ordens foi ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira, 21, para esclarecer contradições entre sua delação premiada e as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

De acordo com informações apuradas pela PF, a investigação revelou a existência de um plano envolvendo integrantes do governo Bolsonaro para atentar contra a vida de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes. Contudo, os advogados de Mauro Cid negam que ele tenha confirmado que Bolsonaro estava diretamente envolvido na liderança do suposto plano de execução.

Após prestar depoimento por mais de três horas, o advogado de Cid, Cezar Bittencourt, declarou que seu cliente reiterou informações já apresentadas anteriormente. A advogada Vania Adorno Bittencourt, filha de Cezar, declarou ao Metrópoles que Bolsonaro sabia apenas da tentativa de golpe.

O ministro Alexandre de Moraes validou a colaboração premiada de Mauro Cid, considerando que ele esclareceu omissões e contradições apontadas pela PF. O depoimento foi o segundo do tenente-coronel nesta semana, após a recuperação de arquivos deletados de seus dispositivos eletrônicos pela PF.

Bolsonaro indiciado pela Polícia Federal

No mesmo dia, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O relatório foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF.

Entre os indiciados estão os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O grupo é acusado de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, atuando em seis núcleos distintos.

Bolsonaro, em resposta, criticou a condução do inquérito, acusando Moraes de “ajustar depoimentos” e realizar ações fora do que prevê a lei. As investigações continuam em andamento, com implicações graves para os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp