Menina de 6 anos consegue salvar a mãe com ajuda da Alexa

Uma menina de apenas seis anos conseguiu salvar a vida da mãe com ajuda a Alexa, a assistente virtual da Amazon. O caso aconteceu no Reino Unido. Cardíaca, Emma Anderson, 27, passava mal com frequência. Pensando nisto, ela configurou a Alexa e ensinou a filha a pedir ajuda utilizando a ferramenta.

Assim, bastou a Darcy falar as palavras que o dispositivo ligava para sua mãe, que mora no mesmo bairro. “Falamos que eu tinha um coração doente, e que se eu passasse mal ou desmaiasse, ela precisava dizer ‘Alexa, chame ajuda’”, conta a mulher, em entrevista ao Daily Mail.

Em outra vez, a menina chegou a chamar uma ambulância com a ajuda da Alexa. ““Eu fico tão orgulhosa dela, é uma pequena estrela”, alegra-se a mãe. Emma foi diagnosticada com cardiomiopatia hipertrófica quando era adolescente — a doença faz com que o músculo do coração seja grosso demais, atrapalhando o funcionamento do órgão.

Ela estava na lista de transplantes e conseguiu, no ano passado, um órgão novo. Desde a cirurgia, precisou ficar internada por um longo período e reaprender a andar, mas hoje já consegue levar a filha no parquinho e na praia. “São coisas simples que eu não era capaz antes. Agora, eu posso ser uma mãe”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp