Menina faz Enem e morre de câncer, mas deixa um exemplo

A estudante Marília Seriacopi, 16 anos, prestou a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro, mas não pode conferir seu resultado. A jovem morreu no dia 19 de janeiro devido a um câncer.

No entanto, a mãe da estudante fez questão de consultar e divulgar a nota da menina. E, desde então, a história dela tem sido motivo de inspiração e orgulho para muitas pessoas.

Na edição passada, Marília foi uma das candidatas que fizeram a prova do Enem no hospital. Em meio às quimioterapias, melhoras e recaídas, a estudante se esforçava para continuar acompanhando o conteúdo escolar.

Mesmo estando afastada da escola, Marília, que queria cursar medicina, descobriu que poderia fazer a prova do Enem sem precisar sair do quarto hospitalar onde estava internada, no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

E foi com a bagagem que ela já tinha, mais os ensinamentos que recebeu no hospital, que ela se preparou para o exame e realizou a prova no quarto do hospital.

A mãe de Marília disse, que no dia da prova a jovem teve dor na cabeça, nos dentes e febre, mas mesmo assim não desistiu de realizar o exame.

No início da semana passada, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas, Regina fez questão de conferir e anunciar o resultado da filha nas redes sociais.

“Eu achei que seria importante para ela. Seria como fechar um ciclo”, explica a mãe. A ideia de divulgar para outras pessoas fazia parte de um caminho que Marília começou a traçar quando iniciou o tratamento: o da solidariedade.

“Ela sempre foi muito preocupada em ajudar os outros. E mostrar o esforço e determinação dela para motivar outras pessoas que possam estar passando por situações semelhantes, ou até mesmo mostrar que é possível se manter firme em momentos difíceis é uma maneira de continuar o que ela gostava de fazer”, declara a mãe.

A média de Marília foi de 620 pontos em cada prova. Na redação, a estudante marcou 640. A pontuação seria suficiente para conseguir a certificação do ensino médio.

Depois da publicação da nota da filha, Regina conta que recebeu muitas mensagens de gente que tinha se sensibilizado com a história e que estava se inspirando para conseguir superar seus próprios desafios.

“Pessoas que achavam que não poderiam mais passar na prova, por conta da idade avançada, ou pais que queriam ajudar a incentivar os filhos me agradeceram e usaram a história dela como inspiração. Isso pra mim é muito gratificante, e tenho certeza que para a Marília também”, conta a mãe.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos