Menino de 3 anos faz amizade com coletores de lixo em SP: história emocionante de José Gabriel

Fã de coletores de lixo, menino de 3 anos faz amizade com profissionais no interior de SP

José Gabriel é morador de Marília (SP) e espera a passagem dos coletores de lixo da cidade com uniforme imitando o dos profissionais. Sua mãe registra os encontros do garoto com seus “amigos” e compartilha nas redes sociais.

Usando uniforme laranja com uma faixa reflexiva, José Gabriel, de apenas três anos, espera ansiosamente a passagem do caminhão de lixo com os coletores, ou como ele prefere chamar, seus amigos.

O pequeno morador de Marília, no interior de SP, revela uma paixão única pela profissão dos coletores. A mãe do garoto, Andreia da Silva, conta que o vínculo foi surgindo aos poucos, graças à rotina da família.

“Foi vendo diariamente os coletores passando, correndo pegando o lixo, ele ficou encantado e foi pegando um imenso carinho e fazendo os rapazes também criarem um carinho por ele”, contou a mãe ao G1.

> “O momento favorito dele é quando os coletores passam e eles chamam ele pelo nome chamando ele de amigo e ele dá uma volta de caminhão. Ele vibra”, completa Andreia.

Os pais do garoto acharam curiosa a admiração dele e começaram a gravar as interações com os profissionais, que não medem esforços para dar atenção ao garoto, que inclusive já andou na traseira do caminhão de lixo.

Os vídeos foram compartilhados por parentes nas redes sociais e fizeram sucesso. Neles, José Gabriel está com duas sacolas de lixo na mão, que entrega para os coletores, que, por sua vez, cedem espaço para ele dar uma volta no caminhão.

“A reação das pessoas foi incrível, os vizinhos, as pessoas nas redes sociais, todas comentavam encantadas”, diz Andreia.

A mãe também lembra de um momento marcante sobre o gosto de José Gabriel. O menino pediu ao pai, Jean Alex, que o levasse até o depósito de coleta próximo ao bairro, para que ele pudesse ver seus amigos de perto.

> “Sempre que saímos de carro, ele pede para passar em frente ao depósito para ver os amigos dele, inclusive um dos dias ele saiu da escola e pediu para o pai comprar um guaraná e levar lá no depósito para tomar junto com os coletores”, conta Andreia.

Para ela, o carinho que o filho tem pelos coletores reflete sua natureza carinhosa e prestativa, e acredita que isso se aplica a todas as crianças.

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Destroços de avião retirados do mar em Ubatuba após explosão; caso investigado pela polícia e pela FAB

Destroços de avião que explodiu são retirados do mar em Ubatuba; caso é investigado pela polícia e pela FAB

Piloto da aeronave morreu. Casal e duas crianças foram retirados da aeronave com vida e levados para o hospital.

A operação de retirada dos destroços do avião que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foi realizada na noite desta quinta-feira (9). O acidente matou o piloto e deixou cinco pessoas feridas, sendo quatro ocupantes do avião e um pedestre que passava pela orla da praia no momento da explosão – saiba mais abaixo.

Com o auxílio de um guindaste e retroescavadeiras, os agentes recolheram toda a estrutura que ficou espalhada pelo mar e na faixa de areia da praia.

A operação foi acompanhada por agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do aeroporto local e da Força Aérea Brasileira.

Os destroços serão levados para uma base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em São Paulo. O órgão, responsável pela apuração das causas do desastre, prevê apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.

Além do Cenipa, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo também vão atuar na investigação do acidente – confira mais detalhes sobre a investigação abaixo.

A Força Aérea Brasileira, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã desta quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP).

O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida. Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Ao menos três órgãos vão apurar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e vai investigar possíveis responsabilidades criminais.

O Ministério Público de São Paulo informou que fará uma apuração das circunstâncias com “objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba”.

A promotoria pediu informações preliminares à Prefeitura, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Cenipa foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

Cinco pessoas estavam na aeronave: O piloto, Paulo Seghetto, era Goiânia. Ele morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação. Um casal e duas crianças (sobreviventes): ocupantes são Mireylle Fries, de 41 anos, o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 41, e os dois filhos, de 4 e 6 anos. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.

O número de pessoas feridas fora do avião não estava claro até a última atualização desta reportagem: A capitã dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Prefeitura de Ubatuba. A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que o acidente atingiu uma mulher na orla e uma criança, que sobreviveram.

O Cessna Citation que se acidentou precisaria de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança, apontam dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto. O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada. Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem. A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. Lembre-se de que este conteúdo é protegido por direitos autorais.

Apesar do acidente terrível, relatos de testemunhas oferecem um vislumbre angustiante do que aconteceu. Um carro que passava pela orla quase foi atingido pelo avião. Em entrevista ao Jornal Hoje, a motorista do carro contou que precisou desviar e subir em uma calçada, para impedir que as chamas da explosão atingissem o veículo. Também o piloto Paulo Seguetto morreu em consequência do acidente com o avião.

O modelo Cessna Citation 525 requer apenas um tripulante para a operação. A aeronave é definida pela fabricante, a Cessna, como tendo capacidade para sete passageiros e dois tripulantes. O Cessna Citation 525 tem dimensões consideráveis, com 13 metros de comprimento e 4,2 metros de altura. Além disso, a velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km. Apesar do peso máximo para decolagem ser de 4.853 kg, ainda não se sabe em que condições precisas o avião estava voando antes do acidente.

Os destroços da aeronave serão objeto de uma análise rigorosa por parte dos órgãos competentes para a investigação do acidente. A Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público conduzirão a apuração das causas do desastre, além do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Fica claro que o acidente com o avião em Ubatuba gerou comoção e preocupação nas testemunhas locais e autoridades responsáveis pela investigação. A segurança dos voos, a manutenção das aeronaves e a capacitação dos pilotos são fatores fundamentais para evitar tragédias como essa no futuro. Apenas um trabalho minucioso de investigação poderá esclarecer todas as circunstâncias que levaram a esse terrível acidente.

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