Um menino de 3 anos foi resgatado e salvo após ficar submerso em uma piscina em Bertioga, no litoral de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a criança teve uma parada cardiorrespiratória e precisou de mais de 35 minutos de reanimação cardiopulmonar. O caso ocorreu em uma casa no bairro Jardim Santa Tereza, onde três profissionais dos Bombeiros encontraram um parente da criança realizando os primeiros socorros.
Os bombeiros realizaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar na viatura que levou o menino até o Pronto-Socorro de Bertioga. Lá, ele foi deixado aos cuidados do médico, que aplicou medicamento intravenoso e continuou a massagem cardíaca até a reversão do quadro. A criança recuperou a estabilidade nas frequências cardíaca e respiratória, garantindo sua sobrevivência.
O caso ocorreu no sábado (30), com a internação da criança no Pronto-Socorro de Bertioga. Segundo informações da prefeitura para a equipe de reportagem, o paciente recebeu atendimento multidisciplinar e foi transferido, no dia seguinte, para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande. O Complexo Hospitalar Irmã Dulce informou que não poderia divulgar detalhes sobre o estado de saúde do paciente quando procurado pela reportagem.
É importante ressaltar a rapidez e o profissionalismo da equipe de Bombeiros de Bertioga no salvamento do menino de 3 anos que sofreu o afogamento. A atuação eficiente e eficaz dos profissionais salvou a vida da criança e proporcionou a ela a chance de receber cuidados médicos adequados no hospital. O trabalho integrado entre os profissionais de resgate, saúde e a prefeitura foi fundamental para o desfecho positivo desse grave incidente.
Os casos de afogamento, especialmente envolvendo crianças, são sempre alarmantes e exigem atenção redobrada para evitar tragédias. A conscientização sobre a segurança em piscinas e locais de banho é fundamental para prevenir acidentes como esse. A atuação rápida e correta diante de situações de emergência pode ser a diferença entre a vida e a morte, como evidenciado no resgate do menino em Bertioga.
A família da criança resgatada em Bertioga certamente passou por momentos de angústia e aflição, mas graças à prontidão e competência dos profissionais envolvidos, o desfecho foi positivo. A união de esforços entre os Bombeiros, equipe de saúde e prefeitura demonstra a importância da cooperação e do treinamento adequado para lidar com situações críticas. O caso do menino de 3 anos resgatado e salvo serve como alerta para a importância da prevenção e da preparação para emergências em locais de lazer.