Menino palestino de 6 anos é morto a facadas nos Estados Unidos

Menino palestino de 6 anos é morto a facadas nos Estados Unidos

Neste domingo, 15, um senhor norte-americano de 71 anos foi acusado de crime de ódio ao matar um menino palestino de 6 anos, Wadea Al-Fayoume, e ferir sua mãe, Hanaan Shahin, a facadas em Illinois, nos Estados Unidos.

O crime ocorreu no dia anterior, sábado, 14, quando o homem desferiu mais de 20 golpes com uma faca estilo militar com lâmina serrilhada de 18 cm contra a criança. A mãe, que tem 32 anos, também foi vítima dos golpes com a faca e se recupera dos ferimentos.

O homem é acusado por homicídio e tentativa de homicídio, duas acusações de crime de ódio e agressão agravada com arma mortal. As autoridades locais de segurança pública associam o crime com o conflito no Oriente Médio, envolvendo o grupo palestino Hamas e o governo de Israel.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se manifestou sobre o caso, demonstrando condolências à família das vítimas e desejando a recuperação da mãe. “Este horrível ato de ódio não tem lugar nos EUA e vai contra os nossos valores fundamentais: a libertação do medo pela forma como rezamos, pelo que acreditamos e por quem somos”, declarou.

De acordo com o Conselho de Relações Americano-Islâmicas (CAIR), o corpo da criança será velado na Fundação Mesquita e sepultado, nesta segunda-feira, 16, Cemitério Parkholm, LaGrange.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp