Menino sofre ferimentos ao ficar preso em ralo de piscina  

Menino sofre ferimentos ao ficar preso em ralo de piscina  

Uma criança de 11 anos sofreu ferimentos ao ficar presa no ralo da piscina de sua residência em Buriti Alegre, na região sul de Goiás. O pai, bombeiro militar, testemunhou a situação e resgatou Lorenzo Gratão, que apresentava ferimentos na região do peito.

O menino relatou à TV Anhanguera que estava se divertindo na piscina e, ao notar o ralo, ficou curioso e se aproximou, mas acabou ficando preso. O pai dele, Capitão do Corpo de Bombeiros, Vinícius Gratão, encontrava-se próximo e, ao perceber a situação, correu para socorrer o filho.

De acordo com o militar, apesar de não ter se afogado, o menino teria ficado assustado com ferimentos na região do peito. Ele foi socorrido e liberado em seguida.

O Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com bebês e crianças na piscina:

  • Supervisão constante: Nunca deixe a criança sozinha na área da piscina, mesmo que saiba nadar.
  • Atenção à profundidade: Esteja ciente da profundidade da piscina, especialmente em locais públicos, e adapte-a conforme a idade das crianças.
  • Cercamento adequado: Cerque a área da piscina com grades e portões seguros para evitar o acesso sem supervisão.
  • Desconfiança de bóias e acessórios: Bóias e acessórios podem ser instáveis; prefira coletes salva-vidas certificados e evite roupas que possam prender as pernas.
  • Evite brincadeiras perigosas: Desencoraje brincadeiras arriscadas na borda da piscina, como corridas, lutas e empurrões.
  • Monitoramento com baldes: Esteja atento quando as crianças brincarem com baldes, pois podem representar riscos de afogamento.
  • Cuidado com equipamentos de sucção: Oriente as crianças a manterem distância de ralos e equipamentos de sucção; instale dispositivos anti aprisionamento.
  • Uso adequado de produtos químicos: Aplique produtos químicos na medida certa para manter a qualidade da água, evitando problemas de saúde.
  • Incentive o uso da escada: Ensine as crianças a utilizar a escada para entrar e sair da piscina de forma segura.
  • Atenção a mergulhos em piscinas rasas: Evite mergulhos em piscinas rasas, pois podem resultar em lesões sérias.
  • Ensine a nadar: Mesmo que não garanta total segurança, ensinar as crianças a nadar aumenta a proteção na água.
  • Manutenção das bordas e entorno: Faça a manutenção regular das áreas ao redor da piscina para prevenir acidentes.
  • Conversa com a criança: Comunique os riscos de maneira compreensível, explicando as medidas de segurança e incentivando a responsabilidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos