Mensagens apagadas: PF revela troca entre Braga Netto e pai de Cid antes de Operação Lucas 12:2 – STF determina prisão preventiva

A Polícia Federal (PF) revelou que as mensagens trocadas entre Braga Netto e o pai de Cid foram apagadas três dias antes da Operação Lucas 12:2, que investigou o desvio de joias. Todas as conversas realizadas por meio do aplicativo entre o general da reserva Braga Netto e Mauro César Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid, foram deletadas em 8 de agosto de 2023. Essa informação foi destacada na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a prisão preventiva de Braga Netto por suposto envolvimento em uma trama golpista.

A PF identificou que as mensagens trocadas no WhatsApp entre Braga Netto e o pai de Mauro Cid foram excluídas em 8 de agosto de 2023, apenas três dias antes do início da Operação Lucas 12:2, que investigou atividades ilícitas ligadas ao desvio de joias que teriam sido recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Essas conversas tinham a finalidade de manter os demais membros da suposta organização criminosa informados e impedir que a verdade dos fatos viesse à tona durante as investigações.

No dia 7 de agosto de 2023, Mauro César Lourena Cid e Braga Netto trocaram diversas mensagens e ligações no WhatsApp, de acordo com a Polícia Federal. Esses diálogos tinham como objetivo, segundo as autoridades, manter os demais integrantes da organização criminosa atualizados sobre a colaboração de Mauro Cid e evitar a exposição da verdade diante das investigações em andamento.

O ex-ministro de Bolsonaro e militar da reserva, Walter Braga Netto, foi detido em sua residência no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Além do mandado de prisão, o STF autorizou buscas no local. O Exército informou que Braga Netto ficará sob custódia da Força no Comando da 1ª Divisão de Exército do Rio de Janeiro e passará por audiência de custódia por videoconferência no sábado.

Receba as principais notícias do Metrópoles no seu Telegram para se manter atualizado(a)! Basta acessar o canal de notícias no Telegram para receber todas as informações em tempo real. Mantenha-se informado(a) sobre todos os desdobramentos dessa notícia e de outras atualizações importantes. Acompanhe o desenrolar desse caso e fique por dentro de todos os detalhes através do nosso canal no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mezanino na Torre de TV: 3 anos de sucesso e planos de expansão para 2025

Mezanino celebra 3 anos na Torre de TV e planeja expansão para 2025

O projeto, que transformou a Torre de TV, atraiu mais de 350 mil visitantes e se consolidou como um polo cultural e gastronômico na capital.

Em novembro de 2021, a Torre de TV de Brasília passou a abrigar o Mezanino, um projeto de revitalização urbana que se tornou ponto de encontro para quem busca a combinação de gastronomia, arte e cultura na capital. Três anos depois de sua inauguração, o local já recebeu mais de 350 mil visitantes.

A ideia de revitalizar o Mezanino, antes fechado há mais de 10 anos, nasceu da visão dos empreendedores Rafael Godoy e João Maione, que viram no espaço uma grande oportunidade de transformar um dos pontos turísticos de Brasília em algo para além de um simples local de visitação.

Em entrevista ao DE, Rafael Godoy, sócio-diretor do Mezanino, compartilhou os desafios e conquistas acumulados ao longo dos três anos do projeto. “O principal sucesso foi conseguir transformar a Torre de TV em mais que um ponto turístico. Queríamos que o espaço fosse um lugar vivo, que trouxesse arte, cultura e gastronomia para o centro da cidade, o que não existia antes”, diz ele.

O espaço passou por uma reforma completa, com atualizações nos sistemas elétrico, hidráulico, de combate a incêndio e climatização, além de ganhar uma nova ambientação arquitetônica, assinada pelo renomado arquiteto Bruno Porto. A ideia foi criar um ambiente moderno, acolhedor e seguro, preservando a essência histórica do local.

“Fizemos todo esse investimento para que o cliente se sentisse seguro, confortável e, acima de tudo, inspirado em visitar o Mezanino. Queríamos criar uma experiência única para todos que passassem por aqui”, explica.

Desde a sua inauguração, o Mezanino se tornou referência na cena gastronômica DE, combinando inovação culinária e cultura. Sob o comando do chef Alexandre Arroucha, o cardápio se destaca pela fusão de sabores do Cerrado com a culinária mediterrânea. “A gastronomia do Mezanino é uma verdadeira homenagem aos sabores locais. Queríamos algo que fosse, ao mesmo tempo, inovador e que trouxesse o melhor da nossa cultura”, explica Godoy.

Outro grande atrativo do espaço é a premiada carta de drinques, assinada pelo mixologista Nitay Pontes. A combinação de sabores sofisticados e apresentações impecáveis reforça a experiência única oferecida pelo Mezanino.

A arte também desempenha um papel central no conceito do projeto. Exposições e mostras de artistas renomados, como Gabriel Wickbold e Sérgio Coimbra, se somam a shows de talentos locais, nacionais e internacionais, atraindo um público diverso. “A arte no Mezanino é uma extensão da nossa proposta de transformação do espaço. Queremos que as pessoas venham não só para comer, mas para viver uma experiência completa, que envolva todos os sentidos”, afirma.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp