Mergulhador desaparece durante inspeção da ponte Salvador-Itaparica: autoridades realizam buscas na baía de Todos-os-Santos

Durante a sondagem da ponte Salvador-Itaparica, um mergulhador desapareceu na baía de Todos-os-Santos. O homem, de 54 anos, foi visto pela última vez nas proximidades da Ponta de Humaitá durante a tarde de segunda-feira (15). Até a manhã de terça-feira (16), ele ainda não tinha sido encontrado. O mergulhador realizava um serviço de inspeção para a Concessionária Ponte Salvador nas imediações mencionadas.

Segundo informações da assessoria do Governo da Bahia, o mergulhador desaparecido estava substituindo uma das boias de sinalização de ancoragem quando foi percebido que seu cilindro de oxigênio havia subido até a superfície do mar. Um colega mergulhador que estava prestando apoio tentou localizá-lo, porém sem sucesso. As buscas foram iniciadas no mesmo dia, mas foram interrompidas durante a noite devido à má visibilidade.

As autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Marinha foram acionadas para auxiliar nas buscas. O trabalho foi retomado por volta das 5h da manhã seguinte. A Capitania dos Portos da Bahia enviou uma equipe de busca e salvamento para o local e também emitiu comunicados solicitando apoio às embarcações próximas.

Além disso, a Capitania dos Portos da Bahia informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar as causas e circunstâncias do incidente. Após a conclusão da investigação, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo. A situação continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades locais para tentar localizar o mergulhador desaparecido.

Para mais informações sobre o estado, acesse o site DE Bahia. Esta é uma notícia em desenvolvimento que será atualizada conforme novas informações forem divulgadas. Fique ligado para mais detalhes sobre o desaparecimento do mergulhador durante a inspeção da balsa na Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp