Press "Enter" to skip to content

Mês de setembro chega com oscilação de calor e tempestades em Goiás

Última atualização 04/09/2023 | 11:34

Setembro deve ser de bastante calor e chuvas em Goiás, de acordo com previsões climáticas do Centro de Informações Meterológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). As cidades goianas podem esperar um aumento de nuvens pelas manhãs, seguido de pancadas de chuvas em áreas isoladas à tarde, com noites de tempo mais aberto. Além disso, o tempo contará com oscilação na umidade relativa do ar, que deve permanecer entre 22% e 90%.

De acordo com o gerente do Cimehgo, o calor continuará presente no estado devido ao período de estiagem, enquanto as chuvas acontecem de maneira irregular. “Essa chuva, mesmo irregular, ela é bem-vinda porque dá uma melhorada na umidade relativa do ar e também consegue controlar um pouquinho ali o calor”, informa André Amorim ao Diário do Estado (DE).

O gerente ressalta ainda que o contato entre a umidade e o calor deve gerar chuvas em formato de tempestade, com presença de rajadas de vento e raios. No entanto, as temperaturas em Goiás permanecem altas, com máximas na casa dos 31ºC em vários municípios.

Primeira semana de setembro

Nesta semana, Goiás contará ainda com chuvas isoladas até a próxima quinta-feira, 7. O fenômeno será causado por uma frente fria que atinge a região sudeste e influencia Goiás. “Essa frente fria na verdade é proveniente de um ciclone extratropical que vai impulsionar na região sudeste do Brasil, influenciando aqui o estado de Goiás”, afirma André Amorim.

O tempo deve permanecer quente, mas fechado, e o sol deve retornar na próxima sexta-feira, 8. Em Goiânia, as temperaturas máximas devem permanecer na casa dos 30º C, com chuvas na terça, 5, e quarta, 6, durante o período da tarde.

Confira a previsão do tempo nesta segunda, 4:

Goiânia: máxima de 37ºC e mínima de 20ºC

Aparecida de Goiânia: máxima de 37ºc e mínima de 19ºC

Senador Canedo: máxima de 37ºc e mínima de 19ºC

Trindade: máxima de 37ºc e mínima de 20ºC

Goianira: máxima de 37ºc e mínima de 20ºC

Itumbiara: máxima de 35ºc e mínima de 24ºC