O governo de Goiás promulgou, neste mês, duas novas leis que valorizam os mesários do Estado. A primeira estabelece o dia 24 de fevereiro como o Dia do Mesário, enquanto a segunda concede o benefício de meia-entrada aos mesários que atuarem em eleições gerais ou municipais, plebiscitos e referendos, em eventos artísticos, culturais e esportivos.
A data de 24 de fevereiro será agora oficialmente incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. Já o benefício da meia-entrada pode ser usufruído por mesários que participaram das últimas eleições, mediante a comprovação de sua atuação nos turnos eleitorais.
Essas iniciativas foram destacadas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, durante seu discurso de posse. No entanto, a viabilização das propostas ficou a cargo do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), que destacou a importância dos mesários no processo democrático e o impacto positivo da medida.