Press "Enter" to skip to content

Mesmo com “leite condensado”, Bolsonaro lidera em todas as simulações eleitorais

Última atualização 29/01/2021 | 15:28

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas apontou que Jair Bolsonaro continua liderando as projeções para as próximas eleições presidenciais de 2022. Ele lidera com 30,5% das intenções de voto, seguido por Sergio Moro, com 12%, Ciro Gomes (PDT), com 10,6%, Fernando Haddad (PT), com 9,5%, e Luciano Hulk, com 8,1%.

Todos os nomes acima, menos o do atual presidente, estão empatados dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Aa projeção foi a primeira desde o fim do auxílio emergencial, e dentro do contexto da polêmica do “leite condensado“, já que a primeira matéria do jornal Metrópolis (sobre o assunto) foi publicada no dia 24 de janeiro, e a pesquisa foi feita com os eleitores entre os dias 22 e 26 do mesmo mês.

O cenário mais apertado para Bolsonaro no primeiro turno seria contra Luís Inácio Lula da Silva. A diferença entre os dois seria de 14 pontos, tendo Bolsonaro com 31% e Lula com 17%. Mas Lula, condenado em segunda instância na Justiça, está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, apesar do político ainda tentar reverter o resultado de seu processo na Operação Lava Jato.

Em um eventual segundo turno, Bolsonaro liderou em quatro projeções, empatando na margem de erro em apenas uma, contra Moro. O presidente (sem partido), aparece com 39,1, e o ex-juiz com 37,6%.

Imagem: Sergio Moraes/Reuters