Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo Mestrado Profissional da Faculdade Baiana de Direito. Com início das aulas previsto para agosto, o curso exclusivo visa atender profissionais que buscam aplicar o conhecimento jurídico de forma prática, estratégica e inovadora. Com apenas 30 vagas anuais disponíveis, a formação é marcada pela exclusividade e pela metodologia voltada à prática e inovação no sistema de justiça.
O Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Justiça e Mecanismos de Efetivação de Direitos tem como principal objetivo fornecer conhecimento jurídico para aplicação na atividade profissional, com potencial transformador. Destinado a advogados, magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, assistentes judiciais e demais operadores do Direito, o programa combina teoria avançada com prática aplicada, por meio de uma abordagem interdisciplinar. O curso possui carga horária de 450 horas e aborda temas como desjudicialização, inovação tecnológica, gestão judiciária e uso da inteligência artificial no Direito.
O diferencial do programa encontra-se no trabalho de conclusão do curso, que deve focar na criação de produtos jurídicos aplicáveis, como propostas de lei, cláusulas negociais, protocolos institucionais, resoluções administrativas, inovações procedimentais e modelos de gestão de processos judiciais. Sob a coordenação de nomes reconhecidos nacionalmente, como Fredie Didier Jr. e Paula Sarno, o mestrado é estruturado em dois eixos de pesquisa que exploram a autonomia da vontade na efetivação de direitos e o acesso à justiça em um sistema multiportas.
As aulas serão ministradas de forma presencial e através da plataforma de live learning. Além disso, o curso oferece acesso a uma infraestrutura moderna, que inclui biblioteca física e digital da instituição, contando com mais de 22 mil títulos e às principais bases jurídicas do país. O processo seletivo é composto por análise documental e entrevista individual, levando em consideração critérios como experiência prática, visão crítica e perfil inovador. O programa também reserva vagas afirmativas, reforçando o compromisso institucional com inclusão, diversidade e equidade.