Mestre do Teatro de Bonecos, Augusto Bonequeiro falece aos 74 anos

mestre-do-teatro-de-bonecos2C-augusto-bonequeiro-falece-aos-74-anos

Humorista Augusto Bonequeiro falece em Fortaleza aos 74 anos

Conhecido como Mestre do Teatro de Bonecos, o artista Augusto Bonequeiro, com mais de 40 anos de carreira e personagens de grande sucesso, nos deixou aos 74 anos.

Augusto Bonequeiro, uma figura icônica, faleceu em Fortaleza aos 74 anos.

Foi na cidade de Fortaleza, nesta terça-feira (4), que perdemos o humorista Augusto Bonequeiro. A informação foi oficializada por meio de uma nota oficial emitida pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório ou a causa do falecimento.

Natural de Escada, em Pernambuco, Augusto era conhecido por ser um pernambucano que fez de Fortaleza sua casa, residindo na cidade a partir dos anos 1980.

Augusto Bonequeiro era reconhecido como um mestre do teatro de bonecos, acumulando mais de 40 anos de experiência na área. Sua jornada começou em 1973 ao integrar o Teatro de Amadores de Pernambuco, sua terra natal.

Como um dos fundadores do Teatro Espontâneo do Recife em 1975, Augusto dedicou seus esforços ao teatro de bonecos, aprimorando sua arte por meio de espetáculos e participações em cursos e oficinas durante a década de 1980.

Em solo cearense, Augusto Bonequeiro fundou o Grupo Folguedo de Teatro de Bonecos, além de ter estabelecido a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – Núcleo Ceará em 1987.

O legado de Augusto vai além das fronteiras nacionais, tendo participado de festivais ao redor do Brasil e eventos em diversos países como Argentina, Itália, Espanha, Portugal e Suíça.

Ao longo de duas décadas, Augusto encantou o público cearense com seus personagens no programa “Bodega do Encrenca”, nos quais Seu Encrenca e Dona Cremilda se destacavam. Além disso, também marcou presença por mais de 15 anos em um programa de TV na Paraíba.

A Associação Brasileira de Teatro de Bonecos se une ao luto pelo falecimento do humorista, destacando a inspiração que ele trouxe a gerações de artistas, educadores e amantes da cultura popular.

O diretor do Teatro Chico Anysio e do Museu do Humor Cearense, Jáder Soares, relembrou sua experiência ao lado de Augusto Bonequeiro, enaltecendo a dedicação do artista ao humor educativo.

O Museu do Humor Cearense presta uma homenagem a Augusto Bonequeiro com uma sala dedicada ao artista, inaugurada no dia 2 de abril de 2024, em celebração ao seu aniversário. O legado de Augusto e seus bonecos ficarão registrados nesse espaço tão especial.

O humor cearense perdeu uma grande referência, e o céu agora conta com mais um boneco para alegrar a todos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp