Metade dos goianienses têm dívidas; 84% delas são por cartão de crédito

Entre os moradores de Goiânia, 54,3% têm dívidas e 84% das pendências são por cartão de crédito. Os dados se referem a fevereiro. No mesmo mês, no ano passado, o percentual de endividados era bem parecido: 56,3%. Os números são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio). O Diário do Estado ouviu um especialista em finanças sobre dicas que podem ajudar a quitar dívidas.

Dos mais de 289 mil goianienses que têm dívidas, 25,5 mil assumem que não terão condição de quitar e 94,5 mil estão com débitos em atraso. Segundo Moisés Cunha, professor da área de Finanças na Universidade Federal de Goiás (UFG), o primeiro passo é colocar na ponta do lápis a quantidade de dinheiro que entra e a que sai. “Isso ajuda muito porque possibilita rastrear os gastos. Depois, passa para a próxima fase, que é a de analisar para onde está indo seu dinheiro e tomar decisões de postergar, de não gastar ou de consumir”, explica. No caso do cartão de crédito, principal dívida dos goianienses, a dica do especialista é ter apenas um.

“Não tem problema comprar no crédito. O problema é ter descontrole e ele acontece, na maioria das vezes, porque você tem vários cartões, vai pondo uma conta em um cartão, outra em outro, vai fazendo um jogo de datas para pagamento e, quando vê, saiu do controle. Então, o melhor é ter o mínimo possível de cartão e sempre pagar o valor total da fatura”, pontua.

Dívidas por financiamento

A pesquisa aponta ainda que 31% dos consumidores têm dívidas por terem financiado carro (16,5%) ou casa (14,5%). Nestes casos, existe a opção de fazer a portabilidade, quando se transfere o financiamento de um banco para outro.

Ao transferir a dívida, as taxas de juros costumam ser reduzidas. No entanto, o especialista alerta que o mercado financeiro tem muitas armadilhas. “Esta é uma saída, mas tem que ter cuidado. Se não conseguir analisar sozinho, peça ajuda de alguém que tenha conhecimento na área de finanças ou tenha educação financeira. Porque tem muita coisa no mercado que se utiliza de gatilhos mentais para fazer você optar por algo pensando que está te beneficiando , mas na verdade vai piorar sua situação. Então, muito cuidado”, pontua.

Para quem está pensando em financiar, o momento não é o melhor para contrair esta dívida, segundo o professor. “Os juros estão altos e os juros futuros estão projetando também continuarem altos. Hoje, o financiamento está bem mais caro que em 2019 e 2020, por exemplo”, explica.

Tudo caro

Em meio ao aumento nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, a inflação, que já bateu dois dígitos ano passado, tende a seguir pelo mesmo caminho em 2022, representando aumento de preços. Por isso, para evitar cair em dívidas, o ideal é priorizar os gastos sem os quais não se pode sobreviver.

“Por exemplo, não tem como uma família ficar sem gás de cozinha. Hoje, infelizmente, com essa inflação, o lazer passa a ser supérfluo para várias famílias, por mais que nós necessitemos de lazer. Então, o caminho é priorizado seus gastos para não entrar em mais dívidas”, comenta.

Para os interessados em mais dicas sobre o assunto, o professor Moisés Cunha tem um canal no YouTube com curso gratuito de finanças pessoais para iniciantes.

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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