Press "Enter" to skip to content

Meteorologia prevê muita chuva para tarde desta sexta-feira em Goiás

Última atualização 06/04/2018 | 14:13

Goiânia terá a mínima de 21º e a máxima de 29º

A meteorologia tem previsão para a tarde desta sexta-feira (6), de muita chuva em todo o estado, que poderão ocorrer a qualquer hora. Isso por conta do canal de umidade vindo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), explica o Núcleo de Meteorologia e Hidrologia da Secretaria de Desenvolvimento (SED) do Governo de Goiás.

A ZCAS na forma usualmente abreviada, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o elevado volume de chuva produzido durante a atuação da zona que em média atua por um período de 4 a 10 dias, pode representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano.

Quando se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país do Amazonas ao Rio de Janeiro. As imagens de satélite aparentam ser quase iguais de um dia para outro quando a ZCAS está atuando. Com isso em Goiás a temperatura mais baixa do dia será na Região Norte, onde ela chega aos 20º. Enquanto isso, no Sul do Estado será onde os termômetros marcarão a temperatura mais alta do dia 32º. Goiânia terá a mínima de 21º e a máxima de 29º.

Ilustração: Clima Tempo 2017