Metrô Rio reabre 11 estações da Linha 2 que foram fechadas após queda de muro
De acordo com o Metrô Rio, 57 mil passageiros foram impactados pelo problema, que durou 4 horas e meia. A concessionária Águas do Rio afirma que o abastecimento de água foi impactado em alguns bairros.
Muro desaba sobre trilhos da Linha 2 do metrô do Rio e sete estações são fechadas — Foto: Reprodução/ TV Globo
Após a interrupção na circulação por 4 horas e meia, o metrô reabriu as 11 estações que foram fechadas após a queda de um muro sobre os trilhos no entorno da estação Engenho da Rainha, no começo da manhã desta quarta-feira (9).
O muro caiu em consequência de um serviço realizado pela concessionária Águas do Rio na área externa do sistema metroviário. De acordo com o Metrô Rio, 57 mil passageiros foram impactados pelo problema.
O Metrô Rio afirma que não havia sido informado sobre o serviço da Águas do Rio e que a intervenção da concessionária acabou derrubando 30 metros do muro que fica às margens dos trilhos. Para o reparo, foi necessário desligar a corrente elétrica que passa pelos trilhos e fazer com que as composições circulassem temporariamente entre Maria da Graça e Botafogo.
O Metrô Rio diz ainda que os passageiros que estavam no sistema receberam bilhetes para continuarem o trajeto em outros meios de transporte.
Por conta do impacto da interrupção, a Secretaria Municipal de Transporte determinou reforço nas linhas de ônibus da região. Seis linhas que fazem ponto final em frente à Estação Del Castilho foram provisoriamente estendidas até a Estação Maria da Graça.
A Supervia, concessionária responsável pelo sistema ferroviário, disponibilizou trens extras no ramal Belford Roxo para atender aos passageiros que embarcam na Pavuna. As plataformas ficaram cheias e algumas estações tiveram as portas fechadas.
A concessionária Águas do Rio afirma que, para realizar a manutenção, o abastecimento de água foi impactado em alguns bairros. São eles: Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho, Rocha.
Ainda segundo a concessionária, a previsão é que o serviço seja concluído até o início da tarde desta quarta. O fornecimento de água para as regiões afetadas entrará em processo de recuperação gradativa após o término do reparo, podendo levar cerca de 72 horas para ser normalizado, principalmente nas áreas elevadas e nas pontas das redes de distribuição.