Press "Enter" to skip to content

Mia Khalifa e Lady Gaga viram personagens de fake news bolsonarista

Última atualização 07/11/2022 | 11:26

Chateados com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversos apoiadores do presidente vêm se reunindo em frente a quartéis pelo país pedindo por intervenção militar. Fazendo jus ao candidato, os eleitores bolsonaristas passaram, dessa vez, a espalhar fake news pelas redes sociais.

Algumas delas chamam a atenção pelo teor mentiroso e utilização de celebridades reconhecidas mundialmente. A ex-atriz pornô, Mia Khalifa foi uma das escolhidas e teve a imagine associada a de uma pessoa fictícia chamada Igrad Gaak, que seria ”diretora do departamento anti-fraudes eleitorais” do Tribunal de Haia, corte internacional localizada na cidade de Haia, na Holanda.

Na montagem, a atriz de 29 anos aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Foi utilizada uma postagem de Mia durante uma entrevista a um programa da rede britânica BBC feita em 2019, que, naturalmente, não tem nenhuma relação com a política brasileira. A suposta notícia foi compartilhada por bolsonaristas através de uma conta do twitter com o nome @direita.brasil_oficial.

A disseminação da notícia falsa foi tão grande que acabou chegando até a atriz, que aproveitou para ironizar a informação. “Ok, a essa altura eu deveria estar me perguntando se estou atrasada para o trabalho. Eu acho que eu realmente tenho esse emprego”, disse.

Okay at this point I should be asking if I’m late for work, I think I actually have the job pic.twitter.com/zNzMWFvfHG

— Mia K. (@miakhalifa) November 6, 2022

 

No ano passado, a imagem de Mia Khalifa já tinha sido usada por bolsonaristas em uma notícia falsa, relacionada a pandemia do Covid-19. Nela, a atriz aparece como uma suposta médica que pesquisaria o uso da hidroxicloroquina contra a covid e teria o nome de Marcela Pereira. A fake news foi espalhada pelas redes sociais e chegou até a ser mencionada na CPI do Senado Federal pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Lady Gaga vira funcionária do Haia

Até mesmo a cantora Lady Gaga foi atingida pelas notícias falsas dos eleitores de Bolsonaro. A cantora apareceu entre as teorias como uma suposta funcionária do Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia.

As montagens mostram Gaga em uma videoconferência com Jair Bolsonaro e as capturas de tela dizem que Stefani Germanotta – nome real da cantora -, supostamente ”primeira-ministra do Tribunal de Haia”, estaria analisando uma fraude eleitoral no Brasil.

De acordo com as mensagens, “ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas”. A notícia foi compartilhada após 72 horas de mobilização dos grupos bolsonaristas que têm se manifestado em diferentes pontos do país.

 

Até mesmo a cantora e atriz virou capa de fake news durante os protestos. (Foto: Reprodução/Twitter)