Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar em 28 de março de 2025, às 6h20min54s UTC, na região de Sagaing. O epicentro foi localizado a 22° 0.78′ N e 95° 55.32′ E, a uma profundidade de 10 km, intensificando seu impacto. Classificado como falha transcorrente, o evento alcançou uma intensidade máxima de IX, considerada desastrosa.
As consequências foram devastadoras, resultando em mais de 1.654 mortos, 3.478 feridos e 218 desaparecidos. Em Mandalay, o desabamento de uma mesquita causou a morte de dez pessoas, enquanto monges ficaram feridos no colapso de um mosteiro. No município de Toungoo, cinco crianças perderam a vida devido ao desabamento de uma escola, e outras quatorze faleceram em uma mesquita.
Estado de emergência
Na capital Naypyidaw, as cederam e os tetos das casas ruíram. A junta militar de Mianmar declarou estado de emergência em seis regiões: Sagaing, Mandalay, Bago, Magway, leste de Shan e Naypyidaw. O líder da junta, Min Aung Hlaing, visitou um hospital em Naypyidaw para avaliar os feridos e pediu ajuda humanitária internacional.
O terremoto foi sentido fortemente na Tailândia e no sudoeste da China. Em Banguecoque, um prédio em construção desabou, resultando na morte de 43 trabalhadores. Os serviços de metrô e bonde foram suspensos, e a negociação na Bolsa de Valores da Tailândia foi interrompida temporariamente.