Milei faz gesto a Bolsonaro em meio a tensões com Lula e a Embaixada em Caracas

milei-faz-gesto-a-bolsonaro-em-meio-a-tensoes-com-lula-e-a-embaixada-em-caracas

O presidente Javier Milei, juntamente com a equipe da Cancillería, optaram por manter silêncio após a decisão de Lula da Silva de interromper a representação argentina em Venezuela. Em um momento delicado para a relação bilateral, Milei não comentou diretamente sobre a questão da Embaixada em Caracas, aumentando as tensões ao demonstrar apoio à família Bolsonaro.
Neste cenário tenso, Milei retuitou mensagens dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanecem ativos na política brasileira. Os filhos de Bolsonaro compartilharam um trecho de uma entrevista de Milei na CNN em Espanhol, onde demonstrou apoio à família durante as eleições presidenciais no Brasil este ano.
“Prefiro uma solução com os Bolsonaro do que com o socialismo do século XXI”, declarou Milei em referência ao pleito eleitoral. Os Bolsonaro agradeceram o apoio e destacaram a importância da parceria comercial entre Argentina e Brasil.
Apoiando a oposição a Lula, Milei continuou as provocações mesmo após a decisão do governo brasileiro sobre a representação argentina em Caracas. As tensões ganharam destaque após a divulgação de um vídeo onde Milei endossava a pressão militar dos EUA sobre a Venezuela.
Por enquanto, a representação argentina será assumida pela Itália, devido à afinidade entre Milei e a primeira-ministra Giorgia Meloni. As fricções na relação bilateral ocorrem em momento crucial, com a oficialização do acordo Mercosul-UE prevista para o próximo sábado em Asunción.
Von der Leyen representará a UE no evento, enquanto Milei mantém presença incerta. A possibilidade de um encontro entre os presidentes da região traz expectativas de confronto entre Milei e Lula, em meio a uma relação bilateral fragilizada.
Milei busca liderar uma nova aliança de direita na América Latina e recentemente compartilhou um mapa que simboliza a divisão na região. Com Brasil governado por Lula e Colômbia por Gustavo Petro, Milei reforça seu posicionamento político em meio a tensões políticas na região.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp