Press "Enter" to skip to content

Milhões de peixes mortos bloqueiam trecho de rio na Austrália

Última atualização 18/03/2023 | 15:39

Milhões de peixes mortos, cada vez mais podres, estão bloqueando um trecho do rio próximo a Menindee, cidade remota no sertão da Austrália, que está passando por uma intensa onda de calor. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram barcos abrindo caminho pelo cardume que está quase totalmente na superfície do rio.

O governo regional de Nova Gales do Sul relatou na última sexta-feira, 17, que esses “milhões” de peixes morreram no rio Darling, perto da cidade de Menindee. Esta é a terceira vez que este evento ocorre na área desde 2018.

Um morador da cidade australiana relatou à Agence France-Presse (AFP) que tal situação é realmente horrível. “Há peixes mortos até onde a vista alcança”, disse.

De acordo com o governo local, a população de peixes no rio disparou devido às recentes inundações, mas agora está morrendo de baixos níveis de oxigênio na água (hipóxia) à medida que o nível da água diminui.

“O clima quente atual na região agrava a hipóxia, já que a água quente contém menos oxigênio do que a água fria, e os peixes precisam de mais oxigênio em temperaturas mais altas”, acrescentou. 

Em episódios anteriores de mortandade em massa de peixes na cidade foram atribuídos à falta de água devido à seca e a um surto de algas tóxicas. Segundo o porta-voz do departamento regional de pesca, Cameron Lay, é “chocante” ver dezenas de quilômetros do rio cheios de peixes mortos.

Assista ao vídeo: