Militares ameaçam a CPI caso Braga Netto seja convocado

Membros da cúpula militar voltaram a ameaçar o Congresso Nacional caso o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, seja convocado para prestar depoimento na CPI da Covid com o objetivo de esclarecer as ameaças de militares à comissão. Informações foram publicadas nesta quarta-feira (14) pela coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.

Segundo integrantes do alto comando das Forças Armadas, a relação entre Forças Armadas e o Congresso dependerá de como os parlamentares tratarão Braga Netto durante o depoimento.

As ameaças dos militares começaram quando o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse que “bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia”.

“Fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo, fazia muitos anos”, acrescentou ele em sessão na CPI.

Em nota, os militares disseram que “as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp